Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara Criminal mantém condenação de dupla por repassar notas falsificadas em Sena Madureira

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 6 anos

    A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Acre não deu provimento a Apelação nº 0000878-34.2013.8.01.0011, apresentada por J.O.P. e A.N.O.F., então, foi mantida a sentença condenatória destes por estelionato, por terem repassado notas falsas em comércios de Sena Madureira.

    Os réus foram presos em flagrante, em posse de varias cédulas falsas, totalizando a quantia de R$ 650. A autoria e materialidade do crime foram comprovadas, uma vez que estes foram devidamente reconhecidos pelas vítimas como sendo as pessoas que, criminosamente, repassaram o material falsificado.

    Entenda o caso

    Os réus foram condenados pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Sena Madureira pela prática da conduta prevista no art. 171, caput, combinado com o art. 29, na forma do art. 71, caput, todos do Código Penal.

    Foi estabelecida uma pena individual de um ano e dois meses de reclusão, em regime aberto, que foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, além do pagamento de 11 dias-multa.

    A defesa dos réus alegou que eles agiram de boa fé, pois receberem o dinheiro como pagamento de mercadorias e não sabiam se tratar de cédulas falsas.

    Decisão

    O desembargador Francisco Djalma, relator do processo, enfatizou que os apelantes atingiram seu desígnio obtendo vantagem ilícita por meio fraudulento, induzindo as vítimas a erro, incidindo assim em conduta ilícita prevista no artigo 171, caput, do Código Penal.

    A fraude praticada pelos apelantes foi a de efetuar compra de pequeno valor, pagando com a cédula de R$ 50, comprovadamente falsificada, para ter o troco em moeda válida, auferindo, desse modo, vantagem patrimonial, caracterizando o crime de estelionato.

    Os fatos narrados na exordial acusatória restaram suficientemente provados pelo Auto de Prisão em flagrante, pela ocorrência policial e pela palavra das vítimas, o que não autoriza a absolvição dos apelantes.

    O relator votou pelo não provimento do recurso. “A conduta perpetrada pelos apelantes foi apta a causar prejuízo concreto de ordem patrimonial às vítimas, o que, nesse contexto, não justifica o pedido de absolvição”, ratificou o desembargador.

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-criminal-mantem-condenacao-de-dupla-por-repassar-notas-falsificadas-em-sena-madureira/522543403

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)