Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça concede a acusado de estelionato o direito de sair da prisão domiciliar para estudar

Publicado por Âmbito Jurídico
há 7 anos

Os juízes integrantes da 17ª Vara Criminal de Maceió concederam a um réu, preso preventivamente em regime domiciliar pelo crime de estelionato, o direito de continuar cursando zootecnia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (03).

Agora o investigado poderá deslocar-se de sua casa até o Campus Delza Gitai, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió, nos horários e dias em que tiver aula.

Consta nos autos que o acusado está usando tornozeleira eletrônica com raio zero, não podendo se deslocar para fora de sua residência. Baseando-se no direito básico de estudar, garantido ao cidadão brasileiro pela Constituição Federal, os magistrados concederam a flexibilização do raio de monitoramento.

“Verificamos que é inegável que a complexidade do presente feito urgiu a adoção da aplicação das medidas cautelares. Entretanto, reconhecemos o direito do investigado de estudar, pois o direito à educação faz parte de um conjunto de direitos garantidos em nosso Ordenamento Jurídico, mostrando assim a necessidade da liberação do acusado para que o mesmo possa exercê-lo”, explicaram os juízes na decisão.

Ao se manifestar, o Ministério Público Estadual opinou pelo deferimento da flexibilização do raio da cautelar de monitoramento eletrônico, no período pretendido, durante a semana e em horário compatível.

Segundo os magistrados, a defesa comprovou a aprovação do acusado no curso, bem como ele é primário e possuidor de bons antecedentes, demonstrando que não caberia, neste momento, restrição mais grave.

Matéria referente ao processo nº 0728305-60.2016.8.02.0001

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações433
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-concede-a-acusado-de-estelionato-o-direito-de-sair-da-prisao-domiciliar-para-estudar/484993711

Informações relacionadas

Superior Tribunal Militar
Notíciashá 10 anos

STM concede habeas corpus e prisão domiciliar a advogado condenado por estelionato

Suellen Passos Garcia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quem tem curso superior não fica em qualquer prisão

Klinsman de Castro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Novas regras de acúmulo de benefício após a Reforma da Previdência

Pedro Lucas de Moraes, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Tornozeleira Eletrônica: Quem pode fazer o uso?

Thais Amaral, Advogado
Artigoshá 7 anos

O direito de reaver o valor pago a título de pensão alimentícia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)