Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça defere pedido de exames para idosa de Mâncio Lima verificar nódulos cancerígenos

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    O Juízo da Vara Única da Comarca de Mâncio Lima deferiu o pedido de tutela antecipada da idosa D.A.D., defendido na Ação Civil Pública nº 0800025- 38.2017.8.01.0015. Por isso, o Estado do Acre deve adotar medidas cabíveis para realização, ainda que em clínica particular, dos exames de ultrassonografia e colonoscopia, a fim de se constatar a existência nódulos cancerígenos.

    A decisão foi publicada na edição nº 5.927 do Diário da Justiça Eletrônico (fl. 100) da última sexta-feira (21). O juiz de Direito Marcos Rafael, titular da unidade judiciária, compreendeu a gravidade da demanda e estabeleceu sete dias como prazo de cumprimento, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

    Entenda o caso

    A paciente já foi submetida a uma cirurgia para retirada do ovário direito, que estava acometido de tumores. O Parquet ressaltou a importância da continuidade do tratamento, pois já se passaram cinco meses e não se constatou se ainda resta algum nódulo cancerígeno.

    A colonoscopia não foi realizada anteriormente, quando a demandante estava em Rio Branco via o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), por falta de anestesista para o procedimento.

    Decisão

    “A omissão do Estado impede o acesso da cidadã ao mínimo existencial, ferindo sua dignidade”, prolatou o juiz de Direito. Em seu entendimento, os danos advindos do indeferimento da medida antecipatória de tutela seriam irreparáveis.

    Nos autos é esclarecido que a enferma é portadora de adenocarcinoma de sítio primário desconhecido, ou seja, um tumor maligno, mas que até o momento não foi identificado o local onde o câncer se originou.

    A saúde é um direito fundamental. “A não realização dos exames, com o deferimento da medida pleiteada, além de postergar a situação de penúria e sofrimento da senhora, impede que esta venha a ter melhorias nas suas condições pessoais”, asseverou o magistrado.

    Por fim, a medida explicitou que o Ente Público estadual deve promover a realização do tratamento curativo necessário, para que a idosa possa ter o restabelecimento adequado de sua saúde.

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-defere-pedido-de-exames-para-idosa-de-mancio-lima-verificar-nodulos-cancerigenos/480553392

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)