Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pleno resolve conflito de competência entre VTs do Recife por não verificar conexão entre as ações

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) declarou competente a 1ª Vara do Trabalho (VT) do Recife para apreciar ação em que suscitou conflito de competência negativo com o juízo da 13ª VT. O acórdão se fundamentou na não incidência de conexão – fenômeno que determina a reunião de ações com partes, objeto ou causa de pedir iguais (artigo 55 e § 1º do Novo Código de Processo Civil)– entre as ações.

    Ao receber o processo de nº 0000569-76.2017.5.06.0013, que tinha as mesmas partes de outro, de nº 0001552-12.2016.5.06.0013 (já em trâmite naquela unidade), a 13ª VT indeferiu a distribuição por dependência, pois não verificou as hipóteses previstas no art. 286 do Código de Processo Civil (CPC). Com a redistribuição e remessa dos autos para 1ª VT, esta declinou de sua competência, pois, diferentemente da 13ª, entendeu que há, sim, conexão entre as duas demandas, suscitando, então, o conflito negativo de competência perante a 2ª instância do TRT-PE.

    Apesar de a juíza titular da 1ª VT haver suscitado o conflito sob o fundamento da existência de conexão entre as duas ações, ao analisar a questão, o relator, desembargador Sergio Torres Teixeira, constatou a disparidade entre os pedidos e as causas de pedir de cada um dos processos.

    Na sequência, elucidou que o fenômeno da prevenção – fixação de competência por meio de um ato concreto antecipado aos demais – “firma a competência do juízo que primeiro conheceu da causa para fins de reunião das ações conexas”, sublinhando que a idéia é evitar decisões contraditórias entre as duas ações e favorecer a economia processual e o princípio da celeridade.

    O relator verificou que não há razão para que se encaminhe a um juízo supostamente prevento uma segunda ação ajuizada, em tese, conexa ou continente, “porque, se uma das causas já foi julgada, obviamente, não há que se falar em conexão, visto que a finalidade essencial deste instituto é proporcionar que as causas ‘sejam decididas simultaneamente’ (CPC, art. 58). E, com mais razão, havendo disparidade de pedidos, não existe motivo para prevenção”, destacou.

    Observou, ainda, o desembargador que também não incide no caso o conceito de continência – instituto que também determina a reunião de ações, em razão da coincidência das partes e causa de pedir, só que o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras. Isso porque, relatou, o fundamento adotado pela 1ª VT foi a cumulatividade do pedido de férias, sendo que, na primeira ação, foram pleiteadas as férias de 2011 a 2014 e, na segunda, as de 2016 e 2017. “Logo, não há se falar em pleitos idênticos ou mesmo de maior abrangência”, arrematou.

    “Portanto, como não são aplicáveis, com exatidão, os estritos termos dos arts. 55 e 56 do CPC, não devem ser reunidos os autos, pois não há risco de prolação de decisões descompassadas ou incompatíveis entre si”, concluiu, declarando competente para apreciar a segunda ação – 0000569-76.2017.5.06.0013 – o Juízo da 1ª VT do Recife, para onde o processo foi remetido. O voto foi seguido unanimemente pelos demais desembargadores do Pleno.

    Decisão na íntegra (link externo)

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações200
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-resolve-conflito-de-competencia-entre-vts-do-recife-por-nao-verificar-conexao-entre-as-acoes/480509503

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)