Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

TJ diz que é incabível discutir questão de mérito na apertada via do habeas corpus

Publicado por Âmbito Jurídico
há 7 anos

A 1ª Câmara Criminal do TJ negou habeas corpus em favor de homem condenado à pena de 15 anos, seis meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela prática do crime de tentativa de latrocínio. A defesa do réu argumentou que a pena correta deveria ser de sete anos, nove meses e 10 dias de reclusão, ou seja, metade da reprimenda aplicada pelo magistrado da comarca. O erro teria ocorrido na terceira fase da aplicação da dosimetria da pena.

A câmara, no entanto, concluiu ser impossível o conhecimento do habeas corpus quando a matéria base do pedido é questão que, necessariamente, precisa ser analisada com base nos fatos e nas provas produzidas na ação penal. "Ainda mais quando a defesa já interpôs recurso de apelação", atentou o relator, desembargador Paulo Roberto Sartorato. O recurso escolhido pela defesa, segundo ele, não é o meio adequado para a reforma da pena.

O habeas, segundo ele, é um recurso de natureza "excepcionalíssima", restrito a legalidade ou não das decisões, sem possibilidade para discussão do mérito. "Somente em casos excepcionais de ilegalidade manifesta, é que se admite a impetração de HC em substituição ao recurso cabível", concluiu. Não era o caso dos autos, avaliou a câmara. A decisão foi unânime (HC n. 4011256-33.2017.8.24.0000).

  • Publicações48958
  • Seguidores667
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações172
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-diz-que-e-incabivel-discutir-questao-de-merito-na-apertada-via-do-habeas-corpus/475137358

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)