Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 confirma a condenação de réu por ofensas a nordestinos pelo ORKUT

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    Por identificar a prática de preconceito e discriminação, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou a condenação de réu que publicou, em 2007, ofensas anônimas a nordestinos na rede social Orkut. Na época, ele participava da comunidade virtual da rede "Sou Paulista, não Brasileiro" e propôs que todos os nordestinos deveriam ser expulsos de São Paulo em uma postagem que os comparava a vermes, chamada "Dia do Pé na Bunda deles".

    O réu foi condenado pela 1ª Vara Federal de Campinas a dois anos de reclusão pela prática de discriminação e preconceito por meio de publicação em rede social (artigo 20, § 2º, da Lei nº 7.716/1989). A sentença também determinou a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos além de pena pecuniária.

    Na sequência, o réu recorreu da decisão alegando ausência de provas de sua autoria. Ele negou ter publicado todas as mensagens e argumentou que, embora tenha nascido em Santo André/SP, sua família tem origem em Pernambuco e na Bahia, e que, portanto, não seria capaz de produzir essas ofensas. Afirmou também que a sua página de Orkut ficava aberta em casa, de modo a permitir que qualquer pessoa tivesse acesso ao seu perfil.

    Mas, no TRF3, o desembargador federal Wilson Zauhy, relator do acordão, declarou que a autoria e a materialidade do crime estão devidamente comprovadas nos autos. Embora as postagens tenham sido feitas de forma anônima, a empresa Google do Brasil Internet Ltda., responsável pela rede social Orkut, após autorização judicial de quebra de sigilo telemático, forneceu todos os dados do usuário, como número e endereço de IP (Internet Protocol), endereço de e-mail e dados de acesso. As empresas Universo Online S.A. (Uol) e Ibest, provedores das contas de e-mail utilizadas para as postagens, também forneceram os dados do usuário, como nome, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

    Além disso, o réu também confirmou que, entre 2006 e 2007, era usuário regular do Orkut e, inclusive, havia criado a comunidade “anti zog"para discutir se realmente existiria um plano judaico de dominar o mundo.

    Segundo o desembargador, para a caracterização do crime previsto pela Lei nº 7.716/1989, é imprescindível a comprovação da intenção do agente de menosprezar raça ou etnia, em ofensa direta à dignidade do grupo atacado.

    “No caso dos autos, resta evidenciado o dolo do acusado, primeiramente, pelo propósito discriminatório e segregacionista da comunidade virtual que participava (Sou Paulista, não Brasileiro), outrossim, a postagem incita a prática discriminatória ao propor expulsar todos os nordestinos de São Paulo e claramente ofende a dignidade desta parcela da população brasileira ao equipará-los a vermes”, declarou o desembargador.

    Assim, a turma julgadora confirmou a sentença condenatória, manteve a pena do réu e ainda determinou o imediato cumprimento da pena, considerando o decidido pelo Supremo Tribunal Federal no HC nº 126.292 e nas ADCs 43 e 44.

    APELAÇÃO CRIMINAL Nº 0003609-04.2011.4.03.6105/SP

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-confirma-a-condenacao-de-reu-por-ofensas-a-nordestinos-pelo-orkut/462611131

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)