Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arrombamento em planejado gera reparação

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A 17º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS confirmou a condenação de AJS Empreendimentos e Duforte sistema de segurança, por arrombamento em residência dentro de bairro planejado e deverão indenizar morador.

    Caso

    O casal autor da ação narrou ser proprietário de uma casa no condomínio Chácara das Nascentes, em Porto Alegre. O imóvel foi arrombado, sendo furtados diversos aparelhos: televisor, notebook, câmera fotográfica e impressora multifuncional, que resultaram em um prejuízo de R$ 4,7 mil. Após o furto, segundo proprietários, a empresa de segurança instalou câmeras no condomínio e passou a realizar rondas noturnas.

    Os moradores alegaram ter sofrido o grande abalo moral e prejuízo material, pedindo responsabilização dos réus.

    A ré AJS contestou, alegando que o local é um bairro planejado, e não um condomínio fechado. Alegou que o monitoramento 24h pela Duforte e o controle de acesso são medidas de mera proteção aos moradores, não sendo possível vedar o acesso de pessoas estranhas.

    Decisão

    O caso foi julgado no Foro Regional do Partenon pela Juíza Nelita Dalvoglio. A magistrada concedeu a indenização pelos danos materiais, mas não reconheceu os danos morais.

    As partes recorreram da decisão.

    A Desembargadora Liége Puricelli Pires relatou o apelo no Tribunal de Justiça, votando por manter a sentença. Referiu que o local é considerado um bairro planejado, mas que os moradores têm o direito de se sentirem seguros.

    Citando a argumentação da sentença, afirmou que se trata de um empreendimento sui generis: a empreendedora contratou e arca com os custos da prestação do serviço de segurança, conforme afirmado em seu depoimento, valendo-se disso para comercializar os imóveis com a publicidade de que estão localizados em um ¿bairro planejado com acesso monitorado¿, que traz vantagem competitiva no mercado, afirma.

    A relatora cita que os autores comprovaram os pagamentos, que totalizam o valor de R$ 4.702,00 e devem ser ressarcidos.

    Quanto ao dano moral, a magistrada entendeu que sendo devidamente reparadas as perdas de aparelhos, não restam sofrimentos, não sendo passível de indenização.

    O voto foi acompanhado pelos Desembargadores Gelson Rolim Stocker e Marta Borges Ortiz.

    Proc. nº 70070890116

    • Publicações48958
    • Seguidores667
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arrombamento-em-planejado-gera-reparacao/445209829

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)