Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sentença reformada por julgar pedido diverso do requerido

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A Primeira Câmara Regional Previdenciária de Juiz de Fora/MG, por unanimidade, deu provimento à apelação de uma viúva de trabalhador rural contra a sentença, da Comarca de Santa Vitória/MG, que julgou improcedente a concessão de aposentadoria rural por idade à autora, sendo que o pedido da requerente foi o de pensão por morte de seu cônjuge.

    Examinando a questão, o relator, juiz federal convocado José Alexandre Franco, esclareceu que a sentença deva ser anulada, pois a parte autora requer pensão pelo óbito de seu marido, e o juízo não pode analisar tal pedido como de concessão de aposentadoria por idade rural.

    Entretanto, destacou o magistrado que, de acordo com o Novo Código de Processo Civil, o tribunal deve decidir o mérito se decretada a nulidade da sentença por não ser ela congruente com os limites do pedido ou da causa de pedir, quando o processo estiver em condições de imediato julgamento (NCPC, art. 1.013, § 3º, II).

    Assim sendo, para que o processo não fosse devolvido à origem, o juiz convocado, em seu voto, analisando o caso, evidenciou que a demandante preenche os requisitos para o deferimento do pedido, entre eles a comprovação de que é beneficiária do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependente do segurado (Lei nº 8.213/91, art. 16, I, com redação da Lei nº 12.470/2011), independentemente de prova da dependência econômica, porque esta na hipótese é presumida.

    Nesses termos, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, deu provimento à apelação para, reformando a sentença, julgar procedente o pedido da autora de pensão pela morte de seu marido e condenar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a implantar o benefício com o pagamento dos atrasados desde o ajuizamento da ação (19/12/2008), acrescidos de correção monetária e juros de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal.

    Processo nº: 0003902-58.2011.4.01.9199/MGA

    • Publicações48958
    • Seguidores667
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sentenca-reformada-por-julgar-pedido-diverso-do-requerido/440457810

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)