Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 nega pedido de Imprensa Oficial do RJ de livrar empresa de autuações do CRB

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A Sexta Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, por unanimidade, confirmar a decisão que negou o pedido da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IO) para que o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 7ª Região (que aplicou auto de infração à empresa) fosse, antecipadamente, impedido de realizar novas autuações, cobranças ou inscrições em dívida ativa ou de incluir o nome da IO no CADIN (Cadastro Informativo de créditos não quitados com o setor público), até a decisão final do processo.

    Em seu pedido principal, a empresa pretende anular a autuação, aplicada por um fiscal do CRB, que constatou a existência de uma Biblioteca funcionando em conjunto com o Departamento de Documentação da IO, sem a presença de profissional habilitado em biblioteconomia na direção, conforme prevê os artigos e 29 da Lei 9.674/98, segundo os quais, o exercício da profissão do Bibliotecário é privativo dos Bacharéis da área.

    A decisão do juízo da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro havia atendido parte do pedido da IO – empresa pública vinculada à Casa Civil da Chefia do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro – ao suspender, liminarmente, a exigibilidade do crédito referente ao auto de infração nº 173, por já ter sido pago no âmbito do processo administrativo de fiscalização nº 007/13.

    Em seu recurso, a empresa pública sustenta “não possuir biblioteca, visto inexistir conteúdo literário e acesso ao público no local, mas tão somente um centro de documentação onde armazena os Diários Oficiais”. E insiste que haveria prejuízo a seus interesses, pois ainda se encontra sujeita à aplicação de multas.

    Entretanto, a relatora do processo no TRF2, desembargadora federal Nizete Lobato Carmo, considerou que não há como afastar novas autuações e seus desdobramentos se não sanada a irregularidade, afinal, “a prestação de serviços ao Governo do Estado como empresa de serviços gráficos não exime a Imprensa Oficial de observar os ditames da lei sobre a necessidade de profissional habilitado em Biblioteconomia na Direção da biblioteca que funciona em suas dependências”.

    Na avaliação da magistrada, a empresa está em situação irregular, tendo em vista que o Decreto 56.725/65, em seu artigo 8º, inclui como sendo privativas dos bibliotecários as atividades de: administração e direção de bibliotecas (inciso III) e a execução dos serviços de classificação e catalogação de publicações oficiais e seriadas (inciso V). Sendo assim, a ausência de profissional habilitado no local é prova suficiente a permitir a suposição de que a autuação é ato administrativo revestido de legalidade, que foi devidamente amparado na decisão de 1ª instância.

    “A concessão ou denegação de providências liminares é prerrogativa inerente ao poder geral de cautela do juízo de primeiro grau, e o Tribunal só deve sobrepor-se a ele na avaliação das circunstâncias fáticas que ensejaram o deferimento ou não da medida, em cognição não exauriente, se a decisão agravada for teratológica, ressentir-se da falta de razoabilidade jurídica, ou, ainda, em casos de flagrante ilegalidade ou abuso de poder, o que, no caso, não ocorreu”, concluiu a relatora.

    Processo: 0006128-19.2015.4.02.0000

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-nega-pedido-de-imprensa-oficial-do-rj-de-livrar-empresa-de-autuacoes-do-crb/433359938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)