Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Direito de servidor público só prescreve após aposentadoria ou exoneração

Publicado por Âmbito Jurídico
há 7 anos
A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) deferiu o direito do servidor do Fisco Estadual Carlos Antônio Correia, que pleiteava corrigir informações de suas férias usufruídas, relativas ao ano de 1989, que incidiram em erros subsequentes até os dias atuais. O relator do voto, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad, considerou que apesar de terem se passado 28 anos, o autor está em atividade funcional, portanto, não há prescrição.

“Não se trata de pedido extemporâneo de gozo de férias, mas de anulação ou revisão de ato administrativo, por vício de omissão. (…) Oportuno frisar que a jurisprudência pátria posiciona-se no sentido de que somente com a aposentadoria ou exoneração do servidor inicia-se o prazo prescricional”, destacou o magistrado.

Consta dos autos que Carlos Correia usufruiu férias referentes ao exercício de 1988 e, em seguida, de 1990, excluindo o ano de 1989. O gozo férias de 1988 ocorreu entre os dias 1 e 30 de dezembro de 1989 e, em seguida, a concessão de férias relativas ao ano de 1990, gozadas nos dias 2 a 31 de janeiro de 1991.

O autor relatou que, na época, o pedido de férias era efetuado verbalmente e jamais fora cientificado do erro na identificação do período. Por iniciativa própria, ele identificou o erro e requereu, administrativamente, a correção. Como o pleito foi indeferido pelo Governo, ele ajuizou a ação – deferida em primeiro grau e confirmada pelo colegiado.
  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações373
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-servidor-publico-so-prescreve-apos-aposentadoria-ou-exoneracao/426787690

Informações relacionadas

Quiara Abreu, Advogado
Artigoshá 11 meses

Direito das Pessoas com Doenças Raras

Thiago Campos, Advogado
Artigoshá 7 anos

A garantia de direitos aos pacientes portadores de doenças raras

Petição Inicial - TJBA - Ação Anulatória de Ato Administrativo de Exoneração, c/c Reintegração ao Cargo, Indenização por Danos Morais e Tutela de Urgência Antecipada - Procedimento Comum Cível - contra Municipio de Cristopolis

Danielle Bezerra, Advogado
Artigoshá 4 anos

INSS mostra como o aposentado pode sacar o FGTS

Roberta Hoher Dorneles, Advogado
Notíciashá 4 anos

Servidor público que atua em desvio de função tem direito a receber diferenças salarias.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)