Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mulheres lideram pedidos de divórcios, afirma IBGE

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    Internet

    Mulheres lideram pedidos de divórcios, afirma IBGE

    A união permanente, sonho de muitas mulheres anos atrás, está longe de ser o objetivo das jovens na atualidade. Elas hoje estão mais preocupadas com a carreira, do que, propriamente, com o príncipe encantado.

    A mudança de comportamento das mulheres que buscam cada vez mais, a satisfação imediata, sem muito compromisso com a estabilidade nas relações e o aumento de sua participação no mercado de trabalho, estão diretamente relacionados com a nova postura delas no casamento. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados em 2010, 56.126 pedidos de divórcios, sendo 18.849 de forma não consensual. As mulheres lideraram o ranking de pedidos com 13.297 casos, enquanto os homens fizeram o mesmo 5.552 vezes.

    A porcentagem maior das mulheres que solicitaram o divórcio foi observada pelo instituto em todos os Estados brasileiros, menos na Paraíba, onde 41,4% dos divórcios não consensuais foram pedidos pelos homens. O número de divórcios no Brasil atingiu, em 2010, o seu maior nível desde o início da série histórica das Estatísticas do Registro Civil, em 1984, correspondendo a 1,8 divórcios para cada 1.000 pessoas de 20 anos.

    Entre as principais preocupações das mulheres na hora de pedir o divórcio está a guarda dos filhos menores, sendo que na maioria das vezes a guarda ficou com a mulher. Em 2008, 88,7% dos divórcios concedidos no Brasil tiveram a responsabilidade pelos filhos concedida às mulheres. Outro dado relevante é o aumento do número de casais que optam pela guarda compartilhada dos filhos menores em caso de divórcio: taxa passou de 2,7% em 2000 para 5,5% em 2010.

    Segundo o especialista em Direito de Família, Josino Ribeiro Neto, com a popularização dos divórcios e a mudança na legislação facilitou o divórcio. “Antes era preciso esperar dois anos de separação de fato ou um ano de separação judicial para o casal se divorciar. Agora, o divórcio pode ser pedido independentemente de qualquer outro requisito, exceto a decisão do casal ou apenas de um deles, de por fim o vínculo matrimonial”, destacou o advogado.

    Josino Ribeiro explica que muitos casais nem precisam recorrer à Justiça para pôr um ponto final no casamento. "Se consensual e não existindo filhos menores ou incapazes basta que os divorciandos se dirijam ao Cartório de Notas e de Registro Civil e contratar com o notário o divórcio extrajudicial".

    O especialista alerta que mesmo o divórcio em cartório tem que ter a presença de um advogado. “Sem o profissional não é possível dar sequência ao processo. É importante que os dois saibam quais são os seus direitos e deveres. Cada parte pode consultar um advogado, para que depois não venha questionar o que foi acordado lá atrás. Após o divórcio, muitos costumam questionar na Justiça, queixando-se que aceitaram as regras do processo por imposição do outro cônjuges e que aconteceu no "calor da emoção"”, finalizou Josino Ribeiro.

    Finalmente, afirma Josino Ribeiro Neto, que em relação ao elevado percentual de divórcios de iniciativa da mulher, uma outra consequência da parcial independência da mulher no mercado de trabalho e da vida familiar, é que mesma não mais aceita o comportamento "machista" do seu companheiro, especialmente, em relação à infidelidade conjugal, que não mais recebe a tolerância do tipo "ele é homem e pode ter outras mulheres".

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12334
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulheres-lideram-pedidos-de-divorcios-afirma-ibge/2996646

    Informações relacionadas

    Renan Ferreira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    As principais causas de um divórcio

    Artigoshá 5 anos

    O terror misândrico que assola o país

    Artigoshá 7 anos

    10 curiosidades que você não sabia sobre divórcios

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 15 anos

    A cada quatro casamentos, acontece um divórcio, diz IBGE

    Maria Carolina de Almeida Neves, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Qual o motivo de tantos divórcios?

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Vamos ver onde a mulherada chegará com sua "independência" e luta contra o machismo, até lá, observaremos o rasto de destruição de lares e futuros adultos transtornados. O ocidente desmoronou. continuar lendo

    🚨🚩O casamento hoje é um contrato que o homem, assina sabendo que a mulher é recompensada ao rescindir esse acordo e atualmente está sendo incentivada! Não case. Simples assim! Evolua e invista seus recursos em você mesmo e não em mulheres. Homens despertem desta Matrix 🚩🚨 continuar lendo

    Não há como refutar, exemplos de leis misandricas e sexistas. Nunca entre em relacionamento, sem ler isso antes.

    Lei 11.804 - Alimentos Gravídicos
    Lei 11.340 - Maria da Penha
    Lei 14.188 - Violência Psicológica
    Lei 13.769 - Lei que transforma em domiciliar prisão preventiva de gestantes ou mães de filhos pequenos
    Lei 08.069 - Paternidade Socioafetiva
    PL 3717/2021 - Auxílio permanente para mães solteiras

    "Só há uma coisa na qual homens e mulheres concordam: nenhum dos dois confia nas mulheres" - H.L Mencken continuar lendo

    FEM1N1SMO, Hipergamia exacerbada, libertinagem e promiscuidade, através de relatos das amigas, incentivos e veneração a golpes e traições nas redes sociais, novelas, filmes e séries, falsas acusações de assédios e agressões, deturpações de valores, enfim o que esta geração de mulheres, tem a oferecer? Por fim, temos a cada dia, aprovações de novas cotas, privilégios e leis misandricas (Maria da Penha, Auxílio permanente para MSOL's, Paternidade Sócio-Afetiva, Violência Psicológica e etc). Após tudo isto, qual a vantagem de casar, para se separar (80% dos divórcios, são pedidos pelas mulheres) e perder metade dos seus bens? E quando houverem filhos, ainda correr o risco de sofrer alienação parental. O melhor caminho é estudar, trabalhar, crescer em todos os sentidos (Culturalmente, Emocionalmente, Financeiramente, Fisicamente, Intelectualmente e Espiritualmente) E ser feliz, encontrando a solitude. Mulheres honestas, estão mais raras, que ouro de ofir. Pensem nisso! #MenGameOver #WomanModeEasy #NewGameNewRules continuar lendo