Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Recusa em fazer teste do bafômetro não é prova de embriaguez

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

TRF4 recusa em fazer teste do bafmetro no prova de embriaguez

Um morador de Rosário do Sul (RS) que teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acusado de embriaguez, obteve na Justiça o direito de voltar a dirigir. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) considerou que os policiais não explicaram, no documento de autuação, os motivos pelos quais consideraram que o motorista estaria alcoolizado. A decisão proferida na última semana confirmou liminar de primeiro grau.

O servidor público trafegava na altura do Km 482 da BR-290 quando foi abordado pelos agentes de trânsito. Ao ser questionado se havia ingerido bebida alcoólica, ele confessou ter tomado dois copos de cerveja algumas horas antes. Ele recusou-se a fazer o teste do etilômetro e teve sua carteira de habilitação suspensa.

O homem ajuizou ação solicitando liminar para voltar a dirigir e anulação do processo administrativo no Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran/RS). Ele alegou que a autuação da PRF foi realizada de forma irregular, uma vez que não lhe proporcionou outra forma de exame capaz de provar a inexistência de álcool no organismo.

O pedido de liminar foi aceito pela 1ª Vara Federal de Santana de Livramento, levando o DETRAN/RS a recorrer para manter a suspensão da habilitação.

A 3ª Turma, entretanto, manteve a decisão. De acordo com o relator do processo, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, “não consta no auto de infração qualquer evidência de que o condutor apresentasse sinais de embriaguez. Apenas foi afirmado pela autoridade policial que houve recusa à realização do teste etilômetro”.

O magistrado entendeu que “a jurisprudência exige que a embriaguez esteja demonstrada por outros meios de prova, não podendo ser decorrência automática da recusa em realizar o teste do etilômetro”.

Nº 5027527-62.2015.4.04.0000/RS

Fonte: TRF4

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recusa-em-fazer-teste-do-bafometro-nao-e-prova-de-embriaguez/233083684

Informações relacionadas

Atualização Direito, Advogado
Modeloshá 6 anos

[ Modelo ] Defesa por recusa ao bafômetro

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação anulatória de auto de infração de trânsito

Atualização Direito, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Recurso de multa por recusa ao teste do bafômetro

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo/TRÂNSITO] Defesa/Recurso: Álcool e substâncias psicoativas diversas

Stéfani Sampaio, Advogado
Artigoshá 4 anos

Recusei o Teste do Bafômetro, Vou Perder Minha CNH?

26 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quando alguém encontra uma forma de evitar mortes, os advogados estragam tudo.
Se não está bêbado por que não prova? Fazendo o teste. Qual é o problema em fazer? É preciso ter mais noção de lógica para julgar e poupar vidas. continuar lendo

"Os advogados estragam tudo." continuar lendo

Eu acreditava que com a recusa em realizar o teste do etilômetro, os policiais não poderiam prender o condutor pelo crime do Art. 306 (Código de Trânsito), porém, a punição administrativa ainda poderia ser aplicada de acordo com a verificação do § 2o do mesmo artigo.
As pessoas sabem que não devem beber e dirigir. O cara confessou ter tomado dois copos de cerveja algumas horas antes de dirigir.... Ele estava errado e ainda foi reclamar na justiça sobre a punição que recebeu.
Está cada vez mais confuso, a lei é para ser seguida ou o correto é ir contra ela? continuar lendo

O cara confessou que tomou dois copos, e duas horas depois estava dirigindo, a lei não é se beber não diriga, este é o SLOGAN, agora a lei é sobre o teor alcólico no sangue, embriaguez... Então ele só cometeu o crime se for comprovado... continuar lendo

Bom, vamos começar pelo começo:

A infração administrativa, nos termos do artigo 165, é "dirigir sob a influência de álcool".

Nos termos do artigo 306, é crime "Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool"

Ao caso concreto, o motorista alegou que há algumas horas havia ingerido bebida alcoolica. Eu não sou o maior especialista em léxica - mas sob a "influência", me parece que eu deva estar com condições efetivamente alteradas - e não tomar uns goles antes. Essa interpretação de que qualquer quantidade de álcool serve para a mídia fazer propaganda, assim como o faz nos casos de crimes de grande repercussão.

No crime, ainda, se fala que o infrator deve estar com a capacidade psicomotora alterada. Partindo da premissa de que tudo o que foi dito seja verdade, fica a pergunta: se a vovozinha, sem reflexos, com labirintite, cataratas, com pouca força, pode dirigir: porque alguém que há algumas horas ingeriu 2 copos de cerveja, não pode?

Veja bem, é diferente de quem toma todas na balada, de madrugada, ou do aposentado que passa o dia inteiro no bar da esquina!

A polícia também é ludibriada por ordens que lhes são repassadas sem a devida informação e lógica. Acidentes com vítimas fatais ocorrem, em sua maioria (não tenho dados estatísticos agora) em colisões frontais, em rodovias, e raramente por motoristas embriagados. Numa outra matéria do Fantástico, mostraram que cerca de 2/5 dos municípios do Brasil possuem Corpo de Bombeiros, que muitas vezes têm de cobrir um raio de 300 km - ou seja, ainda que tenha acontecido uma colisão frontal, independentemente da discussão de culpa ou dolo, de quem quer que seja, a chance de sobrevivência num acidente deste tipo, dependendo de onde se está, é quase nula.

Essa desculpa esfarrapada é a chance que o Estado tem para se esquivar da sua responsabilidade, pois os carros populares até o ano passado, eram praticamente todos reprovados pelos testes da Latin NCAP.

Vamos pela lógica: de quem é a culpa? Do rapaz que estava dirigindo horas após ter tomado uns poucos goles de cerveja, sem causar acidente? continuar lendo

Enquanto tivermos estes "direitos" aos motoristas alcoolizados iremos continuar juntando cadáveres e fabricando aleijados diariamente em nossas estradas... parece que o direito individual vale mais que a vida e integridade das "vítimas"... continuar lendo

Tomar duas cervejas com hora não especificada não caracteriza embriaguez. continuar lendo

Infelizmente continuar lendo