Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza nega pedido de anulação de casamento não consumado

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 14 anos

    A juíza da 3ª Vara de Família de Goiânia, Sirlei Martins da Costa, em sentença proferida nesta sexta-feira (6/8) negou o pedido de anulação de casamento feito por J.S.S.S., casado a menos de um ano com G.C.P.S.

    Eles se casaram em 13 de novembro de 2009, em regime de comunhão parcial de bens, só que desde o casamento, a requerida se recusou a manter relações sexuais com o marido, deixando de consumar a união. Como a recusa persistiu por meses, J.S.S.S. pediu a anulação do casamento, sob a alegação de que o mesmo não foi consumado.

    A juíza Sirlei julgou improcedente o pedido de anulação, fundamentada no artigo 1.514, do Código Civil, que diz que “o casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados”. A magistrada entendeu que o casamento entre as partes foi concretizado, e a anulação do casamento, de acordo com o Código, só é possível se for comprovado erro essencial do cônjuge, como ignorância de crime anterior ao casamento, doenças mentais, graves ou transmissíveis, ou outros erros que tornem insuportável a vida em comum do casal. A juíza ainda pontuou que, caso a recusa da esposa em consumar o casamento torne impossível a vida para o casal, o autor poderá pedir o divórcio.

    Mariana Cristina

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações554
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-nega-pedido-de-anulacao-de-casamento-nao-consumado/2319903

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Decisão estupida.

    (Sétima Câmara Cível, AC 596.122.812, Rel. Des. Paulo Heerdt, j. 20.12.96);
    (Quarto Grupo Cível, EI nº 70001036425, Rel. Des. Luiz Felipe Brasil Santos, j. 10.11.00); (Sétima Câmara Cível, AC 598251346, de minha relatoria); (Sétima Câmara Cível, Reexame necessário nº 70000748707, de que fui relator, j. 07.06.00); (Oitava Câmara Cível, AC 596241422, Rel. Des. Sérgio Gischkow Pereira, j. 13.02.97); continuar lendo