Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    3ª Turma Cível nega indenização por suicídio em hospital

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 14 anos

    Em sessão realizada nesta segunda-feira (14), por unanimidade e com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça, os desembargadores da 3ª Turma Cível negaram provimento ao recurso de parentes de paciente em face de hospital, nos termos do voto do relator.

    A companheira e os filhos de O.G.M., falecido em novembro de 2004 no Hospital Regional Rosa Pedrossian, ingressaram com ação sumária de reparação de danos morais, materiais e emocionais cumulado com tutela antecipada em face do hospital. O.G.M. encontrava-se internado em ala psiquiátrica para tratamento de desintoxicação, pois era dependente químico. A família alega que os medicamentos não surtiram efeito para a melhora e que em vez de reforçarem a segurança dele, apenas o abandonaram, sem se dar ao trabalho de mudar a medicação. O paciente atirou-se do 6º andar, teve traumatismo craniano e foi a óbito em seguida.

    Em 1º grau, o pedido foi julgado improcedente, pois o magistrado concluiu que o auto de constatação de intensidade sonora não é prova hábil, segura e concreta da ocorrência do delito.

    Para o relator do processo, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, não ficou evidenciado o nexo de causalidade entre o dano e qualquer conduta do hospital ou funcionários. O magistrado destacou que a janela do quarto onde se encontrava o falecido tinha grades, e nenhum comportamento prévio apontou sua tentativa de evadir-se do local. Além disso, o conjunto probatório registra que os funcionários agiram com polidez e profissionalismo no trato com o paciente.

    O desembargador informou que não há evidência nos autos de que a dependência química do paciente tenha comprometido suas faculdades mentais a ponto de tolher seu discernimento e vontade. “O falecido aguardou o momento em que estava fora de vigilância para se evadir do local pela janela de um quarto do 6º andar, o que aponta sua responsabilidade exclusiva sobre o resultado do evento”.

    Apelação Cível - Ordinário nº

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3-turma-civel-nega-indenizacao-por-suicidio-em-hospital/2236402

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)