Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Agricultura aprova perdão de dívidas com amparo do Banco da Terra ou do Pronaf

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite o perdão de dívidas acumuladas por agricultores que contrataram financiamento com amparo do Banco da Terra ou do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tiveram perda de safra.

A proposta original [Projeto de Lei 309/15, do deputado Kaio Maniçoba (PHS-PE)] citava apenas os anos de 2009, 2010 e 2011, mas o relator substituto, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), defendeu que ainda há agricultores com dívidas de anos anteriores que precisam do benefício.

Outra mudança é que o benefício previsto no projeto de lei deve ser divulgado nas áreas onde houve enchentes, chuvas excessivas, secas ou outros desastres decorrentes de fenômenos naturais.

Perda de safra
O benefício restringe-se a municípios onde houve perda de safra e decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, com reconhecimento do governo federal, desde que não tenha havido cobertura por seguro ou pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou Proagro Mais.

Além do perdão das parcelas vencidas, o texto autoriza a extinção do saldo devedor de multas e encargos delas decorrentes.

Tramitação
O projeto ainda será analisado conclusivamente pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações565
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultura-aprova-perdao-de-dividas-com-amparo-do-banco-da-terra-ou-do-pronaf/208423309

Informações relacionadas

Heloísa Bagatin Cardoso, Bacharel em Direito
Artigosano passado

Impenhorabilidade Da Pequena Propriedade Rural

Consultor Jurídico
Notíciashá 16 anos

Fraude contra agricultores vira alvo de operação da PF

Câmara dos Deputados
Notíciashá 15 anos

Proposta anistia dívida de produtores atingidos por enchentes

Saiba se Dívida Ativa com União Prescreve

Agência Brasil
Notíciashá 11 anos

Cobrança de dívidas da União pode levar até 12 anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)