Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensa reintegração de posse em área da Zona Norte da Capital

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Prevista para ocorrer a partir das 6h desta manhã (14/7), a reintegração de posse de uma área que fica às margens da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, Zona Norte da Capital, conhecida como Ocupação São Luís, foi suspensa. A decisão, de ontem (13/7) é do Desembargador Nelson José Gonzaga, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

    Pedido

    O agravo de instrumento foi interposto pelos moradores ocupantes da área. Eles alegaram que foi aprovada Lei Municipal nº 11.807/15, que transformou algumas áreas urbanas em Área Especial de Interesse Social, destinada exclusivamente para construção de moradias. Afirmaram que, com a aprovação da legislação, possibilitou-se aos ocupantes a aquisição formal dos terrenos.

    De acordo com os autores, foi requerido o envio do processo ao Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Capital, órgão no qual há projeto-piloto sendo realizado para a tentativa de conciliação de diversas áreas em Porto Alegre com conflitos fundiários. E que o intuito do pedido de suspensão é o de viabilizar a conciliação e a tomada de medidas pelo poder público.

    Decisão

    Ao analisar o pedido, o Desembargador Nelson José Gonzaga suspendeu a retomada da área, uma vez que se encontra presente risco de lesão grave e de difícil reparação aos recorrentes. Em princípio, a documentação que instrui o recurso denota a existência de fato novo, ou seja, legislação municipal que, em tese, teria passado a amparar juridicamente a posse dos ocupantes no local. Tal circunstância, aliada à anunciada probabilidade de composição do feito, conduzem à conclusão da necessidade de prudência, evitando-se apressada medida que pode vir a prejudicar todos os envolvidos no processo, considerou o magistrado.

    Proc. 70065679490

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações722
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensa-reintegracao-de-posse-em-area-da-zona-norte-da-capital/208219620

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 70064381072, (da lei 11.807/15), movida pelo Prefeito Municipal de Porto Alegre foi deferido MEDIDA CAUTELAR, EM CARÁTER LIMINAR, de suspensão de eficácia da Lei Municipal impugnada, decisão dotada de eficácia contra todos e efeitos ex nunc, nos termos do artigo 11, parágrafo 1º, da Lei Federal n.º 9.868, de 10 de novembro de 1999.

    Ainda encontra-se pendente a análise do Recurso de Agravo Regimental (n.º 70064628514) interposto pela Câmara de Vereadores do Município de Porto Alegre contra a decisão interlocutória, que deferira o pedido liminar de concessão de medida cautelar de suspensão da eficácia da Lei Municipal impugnada.

    Assim, máxima vênia, se constata que foi induzido o julgador ao erro quando suspendeu a reintegração de posse, origem autos nº 001/1.12.0167962-2 , isso para não dizer que o douto julgador esta desatualizado. continuar lendo