Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Alteração de regime de servidor de celetista para estatutário autoriza movimentação de conta do FGTS

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) julgou procedente mandado de segurança ajuizado com o objetivo de efetuar saques do saldo da conta vinculada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os autores da ação são servidores públicos da prefeitura do Guarujá, na baixada santista. A Lei Complementar Municipal 135/2012 instituiu regime jurídico estatutário para os servidores integrantes do quadro funcional da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do município, tendo transformado o emprego em cargo público, com a consequente extinção do contrato de trabalho dos impetrantes a partir de janeiro de 2003.

A admissão dos servidores ocorreu, inicialmente, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com a lei, de forma automática, o regime jurídico foi alterado de celetista para estatutário.

Segundo a decisão do TRF3, a movimentação de conta vinculada ao FGTS é faculdade do empregado celetista que teve alterado o regime para estatutário. O relator explicou que a mudança de regime jurídico extingue a relação contratual celetista por ato unilateral do empregador e sem justa causa. Isso equivale à despedida sem justa causa prevista no inciso I, do artigo 20 da Lei 8.036/90.

O processo recebeu o número 2014.61.04.006300-8/SP.

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1835
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-de-regime-de-servidor-de-celetista-para-estatutario-autoriza-movimentacao-de-conta-do-fgts/201822319

Informações relacionadas

Tribunal Superior do Trabalho
Súmulahá 54 anos

Súmula n. 382 do TST

Dr. Súriman Nogueira, Advogado
Notíciashá 8 anos

TRF4 - FGTS deve ser liberado em caso de mudança de regime de trabalho celetista para estatutário

Carta Forense
Notíciashá 11 anos

Servidor público pode resgatar saldo de FGTS referente a trabalho anterior pelo regime celetista

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciashá 4 anos

Mudança de regime celetista para estatutário permite o levantamento do saldo do FGTS

Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
Artigoshá 6 anos

Se mudar o regime de celetista para estatutário, o funcionário pode sacar seu FGTS?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)