Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apenas laços familiares não bastam para incluir empresa em polo passivo

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Os desembargadores da Seção Especializada do TRT-PR negaram o pedido para incluir uma construtora no polo passivo de ação trabalhista movida por um vigilante contra a Pantanal Business Serviços Ltda, de Paranaguá. Para os magistrados, só o fato de haver relação de parentesco próximo entre os donos de empresas (pai e filho) não é suficiente para que se reconheça a existência de grupo econômico. Ainda cabe recurso da decisão.

    O trabalhador havia feito um acordo judicial com a empresa Pantanal Business que não foi cumprido. Também não houve sucesso nas tentativas de cobrança da dívida. O vigilante pediu então que a empresa do filho do ex-patrão também fosse responsabilizada pelos débitos trabalhistas, alegando a existência de grupo econômico. Ao analisar o caso, os julgadores destacaram que “a formação de grupo econômico entre empresas ocorre quando constatada a condição de direção, controle ou administração de uma empresa por outra, nas situações derivadas da posição de controle, ou em razão da semelhança e identidade no exercício da atividade econômica”, não devendo ser confundido com grupo familiar.

    De acordo com a Seção Especializada, a vinculação de comando e direção não ficou comprovada entre as duas empresas. Os desembargadores negaram o reconhecimento da existência de grupo econômico e consequentemente a responsabilidade solidária da PorplaxConstruções e Empreendimentos Ltda. “Entidade familiar e grupo econômico são institutos diversos e a existência de uma entidade familiar, por si só, não enseja a responsabilidade solidária de seus integrantes”, enfatizou o desembargador relator, Célio Horst Waldraff. Os julgadores da Seção Especializada mantiveram o entendimento do juiz de primeiro grau, que também havia negado o pedido do vigilante. Para acessar o inteiro teor da decisão referente ao processo 03685-2009-411-09-01-2, clique AQUI.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apenas-lacos-familiares-nao-bastam-para-incluir-empresa-em-polo-passivo/200112152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)