Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Monitor de creche terá de receber salário equivalente ao de professor

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Cargos de magistério devem receber o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica instituído pela Lei Federal nº 11.738/08. Esse é o entendimento do desembargador Carlos Alberto França (foto) que, em decisão monocrática, reformou parcialmente sentença do juízo de Uruaçu determinando que o município adeque o cargo de monitor de creche ao plano de cargos e salários do funcionalismo municipal, com salário equivalente ao de professor.

    A ação foi interposta pela monitora de creche Iraci Silva de Oliveira, que buscava receber o piso salarial dos professores. O município recorreu alegando que Iraci havia sido aprovada em concurso público para o cargo de monitor de creche, diverso daquele de professor, e argumentou que a sentença não deveria ser mantida, “sob pena de afronta aos princípios da moralidade e da legalidade, bem como do concurso público”.

    O desembargador observou que o cargo de Iraci enquadra-se na função de magistério, por ela ser portadora de diploma de licenciatura, “bem como pelas funções que exerce”. Carlos França destacou os artigos 61, inciso III e 67, parágrafo 2º da Lei Federal nº 9.394/96 que estabelecem que as funções de magistério são as exercidas por “professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades”.

    O magistrado ainda ressaltou que a sentença não afronta o princípio do concurso público, já que reconhece apenas o direito à equiparação salarial, “não havendo que se falar em reenquadramento em outro cargo”. Ele frisou que o município recebe subsídio da União para o custeio do piso salarial dos professores, portanto, “é insubsistente qualquer alegação no sentido de que a Municipalidade não possui receita suficiente para dar cumprimento às metas legalmente estabelecidas”. Veja a decisão. (Texto: Daniel Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15897
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/monitor-de-creche-tera-de-receber-salario-equivalente-ao-de-professor/195136709

    Informações relacionadas

    Camila Moreira, Pedagogo
    Artigoshá 7 anos

    Sobre o Auxiliar de Creche

    Julio Cesar Ballerini Silva, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A evolução jurisprudencial da questão de pajens e auxiliares de creches e o acesso ao piso salarial de professores.

    Petição Inicial - Ação de Equiparação Salarial e de Categoria - Procedimento Comum Cível - Tjsp - contra Prefeitura Municipal Cravinhos

    Edgar Yuji Ieiri, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Qual a diferença, na prática, entre ser registrado como "professor" e como "orientador", "monitor", "instrutor", "tutor" ?

    Peçahá 2 anos

    Petição Inicial - Ação de Obrigação de Fazer c/c Ação de Cobrança - Piso Magistério - Procedimento Comum Cível - Tjpa

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Parabéns ao escritório que patrocinou a causa https://www.fantiniadvocacia.com.br/ continuar lendo

    Preciso da Jurispudência??? continuar lendo