Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Engenheiro elétrico que lida com alta tensão receberá adicional de periculosidade

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    A 1ª Turma de Julgamento do TRT Piauí reformou sentença da 3ª Vara de Teresina e concedeu adicional de periculosidade a engenheiro elétrico da Companhia Energética do Piauí S/A (Cepisa). O empregado trabalha no Departamento de Obras de Alta Tensão e deverá receber o valor de 30% sobre todas as parcelas de natureza salarial, conforme art. 193, I (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012), da CLT, art. da Lei nº 7.369/1985 e Súmula 191, do TST.


    Documentos do processo mostram que o contrato de trabalho foi iniciado em 14/04/1982 e que desde 01/10/1996 o empregado atua como engenheiro elétrico, razão pela qual ajuizou ação pleiteando o adicional previsto legalmente para a natureza do serviço. Conforme regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e art. 193, I (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012), atividades que incluam exposição constante a produtos inflamáveis, explosivos ou energia elétrica são consideradas perigosas e de acentuado risco.


    O juiz de primeiro grau considerou improcedente o pedido, sob o argumento de que não houve provas suficientes de que as atividades do engenheiro eram de continua exposição a agentes perigosos. Concluiu ainda que, durante o período não prescrito do contrato de trabalho, o empregado exerceu apenas atividades burocráticas.


    Inconformado, o engenheiro interpôs recurso ordinário refazendo os pedidos iniciais e destacando que suas atividades são perigosas, com engenharia elétrica de alta tensão, apesar de também lidar com a parte documental do setor. A própria empresa reconheceu a existência de trabalhos perigosos nos períodos de maio a setembro de 2009; março a novembro de 2010; e março a novembro de 2011.


    A base de cálculo para o pagamento do adicional de periculosidade, para os eletricitários, está prevista no art. da Lei nº 7.369/85 c/c a Súmula 191 do C. TST, representando 30% a incidir sobre as parcelas de natureza salarial. Embasado na vasta legislação correlata, o desembargador Francisco Meton Marques de Lima, relator do processo no TRT, reconheceu que o engenheiro de fato trabalha sujeito a risco de acidente elétrico.


    A Relatoria reformou a sentença da 3ª Vara de Teresina e votou pela concessão do adicional referido, incidindo sobre as verbas salariais de todo o período do contrato de trabalho não prescrito, incluindo os reflexos legais e excluindo os períodos já pagos pela empresa. Seu voto foi seguido por unanimidade.

    Saiba Mais - O que diz a Lei


    A Norma Regulamentadora (NR) nº 16 do MTE assegura direito à percepção do adicional de periculosidade, entre outros casos, aos trabalhadores "que executam atividades ou operações em instalações ou equipamentos elétricos energizados em alta tensão..."; e aos funcionários "das empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência - SEP, bem como suas contratadas".


    O que são verbas "de natureza salarial"

    Artigo 457 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943


    Processo nº 2890-12-2013-0003

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2532
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/engenheiro-eletrico-que-lida-com-alta-tensao-recebera-adicional-de-periculosidade/188144538

    Informações relacionadas

    Arthur Diniz, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Da exposição dos empregados à eletricidade: considerações às empregadoras sobre o adicional de periculosidade

    Salari Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Insalubridade e periculosidade: quem tem direito e qual é a diferença?

    Fernanda Cristina, Bacharel em Direito
    Modeloshá 3 anos

    Reclamação Trabalhista

    Carla Bairros, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Adicionais de Insalubridade e Periculosidade na Área da Saúde

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) - Declaração De Comparecimento No Escritório - Para Cliente Justificar a Falta Na Empresa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)