Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pensão de mercê fere princípios constitucionais

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 15 anos

    Por ofender os princípios constitucionais da igualdade e impessoalidade, o pagamento da chamada “pensão de mercê” a pessoas pré-determinadas, ainda que previsto em lei municipal, deve ser interrompido. Com esse entendimento unânime e amparado em farta jurisprudência, os membros da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça ratificaram a inconstitucionalidade da Lei Municipal número 1503/1994 do município de Várzea Grande (Reexame Necessário de Sentença nº 26373/2009).

    Os magistrados mantiveram, dessa forma, a ordem judicial, movida por ação civil pública, para que fosse interrompido o pagamento do benefício a dois servidores do município já que nos autos não há qualquer comprovação de que ambos fariam jus ao recebimento das pensões. O artigo 1º da lei municipal concede aos servidores uma pensão alimentícia no valor de um salário mínimo, pela “completa impossibilidade laboral dos beneficiados”. De acordo com o relator do processo, desembargador Evandro Stábile, as pensões de mercê são instituídas por questões políticas ou pessoais, ofendendo assim, o respeito à cidadania e ao Estado de Democrático de Direito.

    O magistrado ressaltou que a Administração Pública deve conferir o mesmo tratamento a todos, sem distinção de qualquer natureza, conforme a redação contida no artigo da Constituição Federal. Para que seja respeitado o princípio da impessoalidade, um dispositivo de lei não deve nominar ou individualizar os destinatários de um benefício, ou favor, que cria, tendo em vista que “deve a administração voltar-se exclusivamente para o interesse público, e não para o privado, vedando-se, em conseqüência, sejam favorecidos alguns indivíduos em detrimento de outros”. O relator respaldou sua tese também em outras duas decisões semelhantes proferidas no TJMT. O voto foi acompanhado pelos demais integrantes da câmara, desembargador Antônio Horácio da Silva Neto (revisor) e José Tadeu Cury (vogal).

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1311
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-de-merce-fere-principios-constitucionais/1781399

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 14 anos

    Pensão de mercê representa lesão à moralidade e à impessoalidade

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 6 meses

    Orientações para processos seletivos simplificados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)