Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cliente adquire veículo em leilão, não recebe documento e BV Financeira terá de indenizar

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Em maio de 2012, Valdeny Cabral Silva comprou um veículo em um leilão realizado pela BV Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento, na capital goiana, mas não recebeu a documentação do carro após o prazo estabelecido de 30 a 65 dias da aquisição. Por esse motivo, receberá indenização no valor de R$ 10 mil, por danos morais. A decisão é do juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad (foto), que manteve sentença da 1ª Vara Cível da comarca de Quirinópolis.

    A financeira interpôs apelação cível para reformar a sentença, alegando que a demora na entrega da documentação do veículo não deve resultar no pagamento de indenização por danos morais, por se tratar de mero dissabor e também pela falta de provas quanto ao dano.

    O magistrado conheceu do apelo, mas negou provimento, por entender que a BV Financeira não cumpriu com a obrigação e a responsabilidade em relação ao veículo arrematado no leilão, exatamente por deixar de fornecer os documentos necessários para tornar viável a transferência do bem a Valdeny. Não apresentou nenhuma justificativa plausível, então o dever de indenizar é medida que se impõe, mormente porque, além de ter ocorrido o descumprimento contratual, houve desídia e desrespeito ao consumidor, impedindo-o de usufruir do bem em sua forma plena, bem como constrangimentos e transtornos que excederam a normalidade, não podendo serem considerados meros aborrecimentos, ressaltou.

    Caso

    Segundo consta dos autos, Valdeny adquiriu um veículo Fiat Palio Fire Flex, que foi retirado do pátio para conserto, com a promessa de entrega dos documentos no prazo de 30 a 65 dias úteis, conforme regulamento do Edital do Leilão. Entretanto, decorrido o prazo estabelecido, a documentação do carro não foi entregue. Houve a tentativa de solucionar o problema junto com a financeira, inclusive com a procura de um despachante, mas não obteve retorno da BV. (Texto: Fernando Dantas. Edição: Aline Leonardo Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações695
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cliente-adquire-veiculo-em-leilao-nao-recebe-documento-e-bv-financeira-tera-de-indenizar/165013652

    Informações relacionadas

    Leandro Lima, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Banco condenado a realizar baixa de gravame - obrigação de fazer.

    Carta Forense
    Notíciashá 16 anos

    HSBC é condenado a pagar indenização por não registrar gravame de veículo

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    ESPECIAL: Comprou e não levou!

    JurisWay
    Notíciashá 16 anos

    TJ-DFT - HSBC é condenado a pagar indenização por não registrar gravame de veículo financiado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)