Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz da Vara da Infância determina que Município do Rio reserve recursos para os conselhos tutelares

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O juiz Pedro Henrique Alves, novo titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, determinou que o Município do Rio inclua, antes da votação da proposta de lei orçamentária de 2015, recursos necessários ao funcionamento dos conselhos tutelares. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público estadual que alegou ausência de rubrica específica para os conselhos tutelares no projeto de Lei 963/2014.

    De acordo com a decisão, em caso de descumprimento, o Município terá que pagar multa diária de R$ 100 mil a partir do dia da votação.

    Segundo o juiz, o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e está amparado pela Constituição Federal, no seu artigo 227. Ele citou também o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que prevê punição na forma da lei por ação ou omissão.

    Desta forma, para resguardar os direitos fundamentais da criança e do adolescente do Município do Rio de Janeiro é indispensável o adequado funcionamento do Conselho Tutelar, não sendo razoável nem crível que para o ano de 2015 não haja um mínimo de dotação orçamentária neste sentido, afirmou o magistrado.

    O Município do Rio será citado na pessoa de seu procurador. O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara de Vereadores serão notificados da decisão.

    Processo nº 0463703412014.8.19.0001

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-da-vara-da-infancia-determina-que-municipio-do-rio-reserve-recursos-para-os-conselhos-tutelares/158244393

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)