Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Idosa que teve 17 filhos vai receber pensão por morte do marido

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

Aos 74 anos de idade, dona Celcina Barbosa dos Santos, vai receber, no prazo de 60 dias, pensão rural por morte do marido, no valor de um salário mínimo. A idosa, que teve 17 filhos com ele não escondeu a satisfação de ter conseguido o benefício, nesta quinta-feira (4), durante a realização do Mutirão Acelerar Previdenciário, na comarca de Itaberaí. O acordo foi homologado pelo juiz Rodrigo de Melo Brustolin.

Eu já sofri muito na vida. Perdi oito filhos e o meu marido há dez meses, contou. Ela disse que se casou com 16 anos e que, atualmente, seu filho caçula tem 29 anos e o mais velho 54 anos. Apenas 9 dos 17 filhos de dona Celcina estão vivos. Um dos filhos ela perdeu no parto, outros dois suicidaram, um morreu de acidente, dois em decorrência de câncer, um foi assassinado por conta de briga em bar e uma filha simplesmente amanheceu morta.

Questionada sobre a quantidade de netos, ela ficou confusa. Não faço nem ideia, só sei que são muitos, afirmou. Porém, o filho que a acompanhou na audiência, Erivaldo Barbosa Santos, de 42 anos, falou que são 25 netos, 42 bisnetos e 10 tataranetos. É muita gente, ela não conhece todo mundo. Tem uns cinco netos que foram morar em outro Estado, disse.

Mesmo com a dor da perda dos filhos, Celcina não perdeu a esperança por dias melhores. Ainda quero arrumar minha casa. O teto está pingando e quando chove a casa enche de água. Depois de arrumar isso, vou ajudar uma neta a estudar. Ela tem o sonho de ser jornalista, relatou a idosa.

Celcina contou que, devido as dores na coluna, passou a usar um andador e, mesmo assim, não consegue ficar quieta. Moro com dois filhos que são solteiros e eles brigam comigo porque eu quero cozinhar e lavar vasilha. Passei a vida toda trabalhando e agora não consigo ficar à toa. Agora aprendi a fazer tapete para ver o tempo passar, frisou.

Audiências previdenciárias

Para os dois dias de Mutirão Acelerar Previdenciário, que iniciou na quarta-feira (3) e se encerrou hoje (4), foram designadas cerca de 220 audiências e realizadas 62 perícias médicas. As bancas instaladas no fórum local foram presididas pelos juízes Reinaldo de Oliveira Dutra, Rodrigo de Melo Brustolin, Nickerson Pires Ferreira, Leonardo Naciff Bezerra, André Rodrigues Nacagami e Joviano Carneiro Neto.

De acordo com o juiz Gustavo Braga Carvalho (foto), juiz da Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Itaberaí, essa é a segunda vez que comarca recebe o Acelerar Previdenciário esse ano. Segundo ele, é feito um mutirão por semestre, em razão da demanda constante de processos previdenciários.

O balanço é extremamente positivo para a vara judicial, para os advogados e partes. Sabemos que os jurisdicionados dessas ações, em sua maioria, são carentes, idosos, o que demanda uma solução mais rápida, justificou, ao ressaltar que há apenas uma vara judicial para dar conta de um acervo de mais de 5 mil processos. Ele destacou que Itaberaí está com os processos em dia e informou que, ao todo, há 7 mill ações em tramitação da comarca, cuja população conta com cerca de 50 mil habitantes englobando zona rubana e rural.

Gustavo Braga frisou que pretende marcar outro mutirão para o próximo semestre, pois, para ele, é muito mais profícuo fazer as audiências dentro do programa pois conta com a ajuda da equipe e dos colegas, que são mais habituados com a matéria. A equipe traz os procuradores do INSS e há solução imediata do problema, pontuou o magistrado.

O coordenador do Núcleo Previdenciário, juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, enfatizou que a inciativa consolida o processo de aproximação da Justiça com a população. Segundo ele, o jurisdicionado é atendido e recebe a resposta do Poder Judiciário com a sentença, seja procedente, homologatória de acordo ou improcedente. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano Centro de Comunicação Social do TJGO)

  • Publicações48958
  • Seguidores668
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosa-que-teve-17-filhos-vai-receber-pensao-por-morte-do-marido/155503018

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)