Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ estabelece regras para expedição de alvarás de solturas

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Em ato normativo conjunto nº 17, publicado na sexta-feira (12), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo estabeleceu regras para a expedição de alvarás de solturas durante os plantões judiciários.

    A publicação estabelece que assim que for determinada, pelo juiz de plantão, a expedição de alvará de soltura, o cartório deverá expedi-lo eletronicamente, via Sistema Central de Mandados Alvará de Soltura, remetê-lo para assinatura do juiz plantonista e, após isso, enviar, via Sistema, à Central de Alvarás, respeitando-se o prazo máximo de 24 horas.

    Todo auto de prisão em flagrante delito (APFD), recebido durante o plantão deverá ser obrigatoriamente distribuído no Sistema e-Jud pela Vara plantonista, a fim de viabilizar a eventual emissão eletrônica do alvará de soltura. Os magistrados que ainda não possuem certificado digital deverão providenciá-lo no prazo máximo de 30 dias, a partir da publicação do ato normativo.

    Nesta segunda (15), o presidente do TJES publicou uma retificação no Ato que, em seu artigo 4º, informa que a nova regra para a expedição do alvará de soltura entrará em vigor 90 dias após a data de sua publicação oficial. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça vai providenciar o acesso digital a todas as Varas do Estado do Espírito Santo para todos os magistrados.

    As regras seguem a Resolução nº 108, de 06 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o cumprimento de alvarás de solturas e sobre a movimentação de presos no sistema carcerário, estabelecendo, em seu artº 1º, que o juízo competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado será também responsável pela expedição e cumprimento do respectivo alvará de soltura, no prazo máximo de 24 horas.

    Para o estabelecimento das regras, também foi considerada a importância da Segurança Penitenciária e as regras estabelecidas pela Central de Alvarás. O ato é assinado pelo Presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, e pelo desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penal.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1767
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-estabelece-regras-para-expedicao-de-alvaras-de-solturas/139479816

    Informações relacionadas

    Aurélio Jose Bernardo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Pedido de Revogação de Prisão por Pensão Alimentícia

    Filipi Ferreira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Pedido de Expedição de Alvará de soltura

    JurisWay
    Notíciashá 14 anos

    Provimento dá 24 horas para cumprimento de alvará de soltura

    Thiago Sergio da Silva, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo petição de alvará de soltura

    Notíciashá 14 anos

    Juízes deverão cumprir alvará de soltura em até 24 horas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)