Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Títulos podres da dívida pública não podem ser usados para abater impostos

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1) determinou a extinção de um processo em que se discutia a validade de títulos da dívida pública datados do início do século passado. O motivo foi a ilegitimidade passiva da União (representada pela Fazenda Nacional) para figurar como parte no processo, vez que os títulos foram emitidos pelo Estado de Pernambuco.

    A ação foi ajuizada por uma indústria de conexões hidráulicas que pretendia usar os títulos antigos emitidos entre 1902 e 1941 para abater impostos. Em primeira instância, a 8.ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) julgou improcedente o pedido em razão da prescrição e da ausência de liquidez dos papéis. Isso significa que, por serem muito velhos, os títulos não teriam validade alguma os chamados títulos podres e, portanto, não poderiam ser usados no abatimento de tributos.

    Insatisfeita, a empresa recorreu ao TRF1 contestando a ocorrência de prescrição, sob o argumento de que a imprescritibilidade das apólices ficou estabelecida por meio das próprias leis e decretos que regulamentaram sua emissão e resgate. Já a União, pediu que fosse declarada sua ilegitimidade passiva no processo.

    Ao analisar o caso, a relatora na 8.ª Turma do Tribunal deu razão ao ente público. No voto, a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso sequer analisou o mérito da ação. A magistrada observou que o Estado de Pernambuco, emissor dos papéis, não tem vínculo direto com a União e, por isso, a ação não deveria ter sido ajuizada contra a Fazenda Nacional, e sim contra o próprio estado. É este ente que detém a qualidade de agir juridicamente, frisou.

    Para reforçar seu entendimento, a relatora citou decisões anteriores do TRF1, todas reconhecendo que a União não deve ser parte nesse tipo de ação. O voto foi acompanhado pelos outros dois magistrados que integram a 8.ª Turma do TRF1.

    História Os títulos antigos da dívida pública foram emitidos, em papel, ao longo de mais de 50 anos, a partir de 1889. O Governo Federal, estados e municípios venderam as apólices interessados em arrecadar recursos para bancar, essencialmente, o financiamento de grandes obras públicas e investimentos em infraestrutura. Há inúmeras ações na Justiça Federal em que se discute a validade desses papéis.

    Processo n.º 0010576-28.2007.4.01.3400

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/titulos-podres-da-divida-publica-nao-podem-ser-usados-para-abater-impostos/138384542

    Informações relacionadas

    Maitê Bearari Fazolin, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Recurso Administrativo - JARI - multa de trânsito (art. 203, V, CTB)

    Petição Inicial - TJSP - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Cumprimento Provisório de Sentença - contra Secretário Estadual da Saúde do Estado de São Paulo e Fazenda Publica do Estado de São Paulo

    Jean Emericiano, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Crédito público e Dívida pública

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Decurso De Prazo

    Petição - TRF01 - Ação Cheque - Execução de Título Extrajudicial contra a Fazenda Pública - contra Banco Central do Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)