Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luciana Genro quer asilo do Brasil a Edward Snowden

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, defendeu hoje (7) que o Brasil ofereça asilo político a Edward Snowden, consultor de informática que prestava serviços para a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos). Ela se encontrou à tarde com o jornalista Glenn Greenwald, que publicou na imprensa as denúncias de Snowden sobre o sistema de espionagem dos EUA a diversos países, incluindo o Brasil.

    Eu pedi esta conversa com o Glenn, porque entendo, enquanto candidata à presidente, que a discussão sobre o asilo ao Snowden é um debate de interesse nacional. É uma obrigação moral oferecer asilo a alguém que teve a coragem de desafiar os Estados Unidos para revelar ao mundo um sistema de vigilância perverso, que traz o risco de transformar a internet em um instrumento de controle não só político, como pessoal, disse a candidata.

    A entrevista, originalmente marcada em uma confeitaria que funciona dentro do Forte de Copacabana, teve que ser transferida de lugar, pois militares alegaram que é vedada a utilização de prédios públicos para eventos políticos. A entrevista ocorreu em um quiosque na beira da praia.

    Luciana Genro disse que trará o tema do asilo para dentro do horário político eleitoral e também para os debates entre os candidatos. Segundo ela, é importante saber que tipos de informações foram capturadas pelos norte-americanos, incluindo do governo brasileiro e de estatais.

    O Snowden pode nos ajudar a compreender como ocorreu o vazamento de informações da Petrobras e a possibilidade de vigilância sobre a presidente da República. E de que forma as empresas de telecomunicações do Brasil contribuíram ou foram vítimas desse processo de quebra de sigilo. Sendo eleita presidente da República, meu primeiro gesto de diplomacia seria a concessão de asilo ao Snowden, disse a candidata.

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luciana-genro-quer-asilo-do-brasil-a-edward-snowden/132646719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)