Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Banco do Brasil deverá indenizar mulher que teve conta aberta com documentação falsa

Publicado por Âmbito Jurídico
há 10 anos

Em decisão monocrática, o juiz substituto em segundo grau Marcus da Costa Ferreira (foto) negou recurso do Banco do Brasil S/A contra decisão que o condenou a pagar R$ 15 mil a Maria Inez de Oliveira Guimarães, por danos morais. É que, sem o consentimento dela, uma conta corrente foi aberta em seu nome, com uso de documentação falsa. Em decorrência, o nome dela foi negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

No recurso, o Banco do Brasil alegou que ela não comprovou os danos morais experimentados e tampouco a culpa da instituição. Sustentou, também, que o valor arbitrado na indenização foi elevado.

O magistrado ressaltou, no entanto, que o Banco é responsável pelos danos causados ao consumidor, independentemente da verificação de culpa. Ele citou o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz, "o fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fuição e riscos".

De acordo com Marcus da Costa, ao alegar que não agiu de forma culposa no ocorrido, o banco leva à conclusão de que realmente houve fraude com a utilização dos dados da cliente, resultando na ocorrência de empréstimos que não foram pagos e na negativação do nome de Maria Inez nos órgãos de proteção ao crédito.

Para o juiz, a responsabilidade do Banco do Brasil é objetiva, pois "basta o ato ilícito praticado e o dano causado ao consumidor para ensejar a obrigação de indenizar". Quanto ao valor arbitrado para indenização, Marcus considerou adequado, sendo suficiente para reparar o dano causado sem enriquecimento ilícito. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-do-brasil-devera-indenizar-mulher-que-teve-conta-aberta-com-documentacao-falsa/124873444

Informações relacionadas

Marcelo Andrade de Mello, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Queixa-Crime Subsidiária da Pública

Taline Cristina Andreis, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Sentença - Tese Condenatória do CASE STUDY: Discursos de ódio e liberdade de expressão. (caso publicado no artigo anterior)

Dandara Paluza , Advogado
Modeloshá 2 anos

Representação Criminal - Injúria Racial

Rafael Salamoni Gomes, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] - Queixa crime

Cacholas & Neves Advogados, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação Indenizatória - Fraude Em Conta Corrente e Cartão de Crédito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A responsabilidade objetiva disciplinada no artigo 14 do CDC é mais um reforço jurídico ao consumidor quanto à inversão do ônus da prova, pois basta a ocorrência do dano. continuar lendo