Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ define procedimento de votação em matéria administrativa para casal de desembargadores

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou parcialmente procedente a demanda de desembargadora acreana que havia sido impedida pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) de votar em todas as deliberações administrativas do órgão por ser casada com desembargador também integrante do tribunal. Para o Conselho, um dos cônjuges ficará impedido de votar em julgamento de questões administrativas apenas quando o outro em posição superior na ordem de tomada de votos já tenha apresentado o seu posicionamento.

    O entendimento está fundamentado no art. 128 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que veda a participação mútua dos cônjuges, definindo que o primeiro dos membros que votar excluirá a participação do outro nas sessões do Tribunal Pleno ou órgão que o substituir. A maioria do Plenário seguiu o voto do conselheiro Guilherme Calmon, que apresentou voto divergente ao do relator no julgamento do PCA 0001515-46.2013.2.00.0000, na 187ª sessão, realizada na última semana. Para Calmon, o procedimento deve ser aplicado sobre temas administrativos da mesma forma como é seguido nas matérias penal e cível.

    As únicas ressalvas em que ambos os magistrados poderiam votar sobre o mesmo caso, de acordo com o voto do conselheiro Guilherme Calmon, seriam em julgamentos de matérias legislativas e políticas, como a eleição de cargos diretivos e a edição de proposta de lei para a criação de cargos ou de edição de atos normativos, por exemplo.

    Na sessão, o Plenário do Conselho reforçou que o casal de desembargadores estará impedido de participar das deliberações sobre a escolha de candidatos para composição de listas de promoção, remoção ou acesso em que concorram parentes deles em grau vedado por norma própria. Ambos também ficam impedidos de participar conjuntamente da escolha dos juízes promovidos e removidos.

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações330
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-define-procedimento-de-votacao-em-materia-administrativa-para-casal-de-desembargadores/118195442

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)