Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Guarda e visitação de crianças em disputa internacional são abordadas em evento do TRF4

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Na tarde de hoje (28/4), a segunda conferência do Curso Sobre Sequestro Internacional de Crianças, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), teve como tema a guarda e a visitação de menores em disputa por pais de países diferentes. O evento está ocorrendo na sede da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), em Florianópolis.

    O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon, assegurou que o assunto é tratado de acordo com o espírito da Convenção de Haia, que estabelece o regramento em casos de disputa internacional de menores que foram transferidos ou retidos de forma ilícita ou irregular em outro país, em violação à guarda já estabelecida por lei ou por decisão judicial.

    A convencao de 1980 busca a cooperação jurídica internacional para priorizar o melhor interesse da criança, que é o retorno imediato ao país de residência habitual, permitindo que a guarda e a visitação sejam tratadas posteriormente, pelo juiz natural da ação, no país onde o menor reside normalmente, explicou o magistrado.

    Calmon analisou o aumento dos casos de sequestro internacional como fruto da globalização e do consequente crescimento de relações transnacionais, com genitores de países diferentes. O número de casos cresce e o Brasil é criticado na comunidade internacional pela demora do Poder Judiciário em decidir a guarda e a visitação, que segundo as regras internacionais, devem ser definidas em até seis semanas.

    Alienação parental

    Ele aponta como uma das mais frequentes violações à Convenção de Haia o ato de alienação parental, já regrado no ordenamento jurídico brasileiro desde 2008, com a Lei 12.318.

    Quando a convenção estabelece como sequestro internacional a transferência ou a retenção ilícita de uma criança em outro país há a concretização da alienação parental, que ocorre quando um dos pais interfere na formação psicológica da criança, promovendo a desqualificação do outro genitor e o afastamento da convivência pela mudança injustificada de domicílio, explica Calmon.

    O magistrado chama a atenção para os danos psicológicos dessa prática, segundo ele, muitas vezes irreversíveis, violando os direitos da própria criança. Calmon ressalta que a Convenção de Haia protege a estabilidade emocional do menor ao garantir o interesse da criança de voltar ao Estado de residência habitual, para que, então, possa ser discutida a guarda e visitação do menor.

    Para ele, os conceitos de guarda e visitação apontados nas regras internacionais não são os mesmos do ordenamento jurídico brasileiro, porém devem ser respeitados nestes casos. Pela Convenção de Haia, a guarda é quem cuida da criança e tem o direito de decidir sobre o lugar da residência, já a visitação é a faculdade de poder levar a criança por um período de tempo para lugar diverso da sua residência, analisou Calmon.

    Convenção Interamericana

    Já o Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) José Augusto Fontoura Costa falou sobre a Convenção Interamericana de Direito Internacional Privado sobre Sequestro Internacional de Menores.

    Costa explicou que, mesmo esse regramento internacional podendo ser aplicado em casos concretos, a Convenção tem somente 14 Estados signatários, enquanto a de Haia, 92. Elas tem o mesmo objeto: a proteção dos menores, são complementares por cobrirem o mesmo universo, concluiu.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações252
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-e-visitacao-de-criancas-em-disputa-internacional-sao-abordadas-em-evento-do-trf4/118053811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)