Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo de lei orçamentária é inconstitucional

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 20, deferiu, à unanimidade de votos, medida cautelar para declarar inconstitucional o artigo 6º da Lei Municipal 2.756 do município de Itapemirim, referente ao orçamento anual de 2014.

    A ação direta de inconstitucionalidade foi interposta pelo prefeito de Itapemirim contra a Câmara de Vereadores do município, que alterou o texto do projeto de lei enviado pelo Executivo, reduzindo a dotação orçamentária de oito Secretarias Municipais.

    O texto aprovado pela Câmara Municipal prevê que 80% dos recursos destinados às Secretarias de Esportes, Turismo, Cultura, Obras, Governo, Captação de Recursos, Meio Ambiente e de Ação Social sejam direcionados para a Secretaria de Educação.

    O relator do processo, desembargador Annibal de Rezende Lima, afirmou em seu voto que o artigo 6º, na forma aprovada pela Câmara Municipal, é uma violação ao princípio da separação dos Poderes. "Pode-se observar uma grave ingerência do Poder Legislativo sobre o Executivo. Essas alterações só poderão ser aprovadas se estiverem de acordo com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município".

    O relator ainda frisou, em seu voto, que a redução no orçamento das Secretarias Municipais afeta até mesmo as despesas rotineiras para o funcionamento das mesmas. Dessa forma, o desembargador Annibal deferiu a medida cautelar para declarar inconstitucional o artigo 6º da lei municipal, sendo acompanhado, à unanimidade, pelos demais membros da Corte.

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-de-lei-orcamentaria-e-inconstitucional/114413787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)