Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caso Mara Rúbia: para acusação, não há dúvidas de que Bicudo queria matar

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Terminou, às 15h07 desta quarta-feira (19), a primeira explanação da acusação nos debates orais entre defesa e Ministério Público (MP) no julgamento de Wilson Bicudo. A defesa (foto) elogiou a celeridade com que foi feita, pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, a instrução do processo. Esse crime terrível foi cometido há sete meses e hoje já estamos aqui para julgar o réu. Que isso sirva de exemplo, comentou a assistente da acusação, advogada Darlene Liberato (ao centro na foto).

    O promotor Paulo Pereira dos Santos começou a falar por volta das 13h30 e tentou, durante toda sua apresentação, convencer o conselho de sentença de que o réu cometeu tentativa de homicídio com três qualificadoras: motivo torpe (vingança), com crueldade e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

    Ele ressaltou a firmeza e coerência das afirmações feitas pela vítima tanto na polícia quanto em juízo e, por outro lado, as contradições do réu. Isso é motivo suficiente para acreditarmos nela quando disse, reiteradas vezes, que no dia dos fatos o acusado chegou à casa dela dizendo vim aqui hoje para te matar.

    Para o promotor, isso demonstra que Bicudo tinha, sim, a intenção de tirar a vida de Mara Rúbia. Referindo-se à violência do ato de tentar asfixiar alguém, Paulo Pereira observou que o comportamento de quem esgana, enforca, não é de quem quer apenas ferir, mas matar. Até mesmo porque o risco de matar uma pessoa enquanto esgana é muito grande, observou.

    Outro fato que atesta a intenção homicida do réu, como sustentou o promotor, consiste em ele ter trancado o portão da casa de Mara Rúbia, depois de espancá-la, amarrá-la e deixá-la inconsciente. Ele trancou o portão porque estava crente que ela morreu ou estava morrendo. Pra impedir qualquer chance de socorro. Ela sobreviveu por motivos alheios à vontade dele, afirmou, frisando que, ao acreditar que a vítima estava morta, o réu cometeu um erro de cálculo que o levou a não seguir a execução da ex-mulher. Ele achou que já tinha alcançado seu intento, concluiu, destacando, ainda, que Bicudo demorou a avisar o irmão e a amiga da vítima que, então, foi socorrida, antes, por vizinhos. Isso demonstra que não houve intenção de socorro, como ele alega.

    A acusação também tentou convencer os jurados da crueldade com que os crimes foram cometidos. Não bastava a ele somente matar, tinha de ser com muita dor para a vítima, tanto é que ela chegou a fazer as necessidades fisiológicas na roupa, pontou. O promotor sustentou que, com os golpes contra os olhos de Mara Rúbia, Bicudo pretendia tirar-lhe não apenas um dos mais importantes sentidos, que é o da visão, mas provocar-lhe intenso sofrimento.

    A tranquilidade do acusado durante o interrogatório também foi destacada pelo promotor, para quem o réu é sádico. Ele avisou o irmão e a amiga da vítima não para procurar socorro, mas para mostrar que tinha matado e, assim, satisfazer seu próprio sadismo, salientou.

    Por sua vez, Darlene Liberato chamou atenção para o fato de que ter sido justamente a asfixia que salvou a vida de Mara Rúbia já que, com a língua muito inchada e projetada para fora da boca situação comum para quem sofre esganadura ela conseguiu empurrar o pano que a amordaçava e, assim, clamar por socorro.

    A advogada tentou sensibilizar os jurados para a gravidade dos atos de Bicudo. Ela falou sobre como está a vida de Mara Rúbia hoje, quase sem visão e impossibilitada até mesmo de cozinhar carne ou legumes para o filho, já que tem trauma de facas. Nem chorar ela pode mais, porque as lágrimas infeccionam os olhos. Até isso ele tirou dela, destacou.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações201
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-mara-rubia-para-acusacao-nao-ha-duvidas-de-que-bicudo-queria-matar/114239681

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)