Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP: ausência de oitiva não anula inquérito administrativo

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Por maioria, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público julgou procedente, nos termos do voto divergente do conselheiro Luiz Moreira, reformar decisão do Conselho Superior do Ministério Público Federal que anulou inquérito administrativo, que tramita na Corregedoria do MPF, por ausência de oitiva do investigado na fase de sindicância. A decisão do CNMP foi tomada nesta segunda-feira, 4/11, durante a 18. Sessão Ordinária de 2013, no julgamento do Procedimento de Controle Administrativo 1275/2013-93. Foram vencidos os conselheiros Mario Bonsaglia, Antônio Duarte e Cláudio Portela. O relator foi o conselheiro Leonardo de Farias Duarte.

    O conselheiro Luiz Moreira entendeu não ser necessária, na fase de sindicância, a oitiva prévia do sindicado, ainda que se considere esta previsão no Regimento Interno da Corregedoria do MPF. O conselheiro destaca que, como simples procedimento, a questão fica superada com a instauração do contraditório e da ampla defesa nas fases posteriores, ou seja, na do inquérito administrativo ou na do processo disciplinar.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-ausencia-de-oitiva-nao-anula-inquerito-administrativo/112072083

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)