Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bióloga recorre à Justiça para tomar posse no cargo de professora de Ciências da Seduc

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concederam liminar a uma candidata que prestou concurso público da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) para que a instituição aceite seu diploma de graduação em Biologia a fim de que possa assumir o cargo de professora de ciências.

    A decisão foi unânime, na sessão desta semana, no TJAM, conforme o voto do relator, desembargador Sabino da Silva Marques, no Mandado de Segurança nº 0000098-46.2013.8.04.0000, com parecer do Ministério Público também favorável à concessão da segurança.

    Segundo o processo, a impetrante Vívia Silva do Amaral inscreveu-se no concurso público para provimento de vagas em cargo de nível superior, regido pelo edital n.º 01/2010, optando pelo cargo de "professor de ciências". Quando apresentou os documentos para provimento no cargo, foi informada que não possuía a formação necessária e que deveria possuir curso de nível superior de licenciatura plena em Ciências Naturais ou em Ciências Biológicas.

    Licenciada em Biologia, a autora sustenta que não ficou evidenciada a exclusão deste curso superior e que, devido a sua formação, poderia optar por se inscrever tanto para o cargo de professor de biologia, quanto para o cargo de professor de ciências.

    De acordo com o parecer da procuradora de Justiça Noeme Tobias de Souza, "a licenciatura em biologia se equivale à licenciatura em ciências biológicas, pois trata-se apenas de uma questão de nomenclatura utilizada pelas faculdades, estando o licenciado em ciências biológicas (ou biologia, a depender da nomenclatura da faculdade) habilitado a dar aula tanto no ensino fundamental, na disciplina de ciências, quanto no ensino médio, na disciplina de biologia".

    Seguindo o mesmo entendimento, o relator afirma que, "por ser licenciada em Biologia, a candidata encontra-se habilitada para ser professora de Ciências de Ensino Fundamental, atuando em sua especialidade". Ele também ressalta que a licenciatura em Biologia se equivale à licenciatura em Ciências Biológicas, pois trata-se apenas de questão de nomenclatura utilizada pelas faculdades", afirma o desembargador em trecho do voto.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biologa-recorre-a-justica-para-tomar-posse-no-cargo-de-professora-de-ciencias-da-seduc/112068412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)