Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Violação de intervalo intrajornada é condenada pelo TRT-PE

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), com relatoria do desembargador Valdir Carvalho, condenou a empresa Dantas&Leite por violação do intervalo intrajornada de empregada.

    A referida empresa interpôs recurso ordinário contra decisão da 1ª Instância que julgou procedente, em parte, a reclamação ajuizada pela empregada. A Dantas&Leite solicitou a reforma da sentença alegando prescrição quinquenal e, ainda, pediu a exclusão da condenação dos efeitos sobre horas extras e a revisão sobre a concessão do intervalo intrajornada.

    A turma manteve, em parte, a sentença da 1ª Vara do Trabalho de Petrolina/PE que condenou a empresa ao pagamento integral do intervalo intrajornada mínimo de uma hora não concedido à empregada. Em depoimento, ex-empregados relataram que não usufruíam do intervalo para repouso e alimentação. O pagamento da condenação tem como base o valor da hora normal, acrescido de, no mínimo 50% e a decisão foi fundamentada no artigo 71 da CLT e na súmula 437 do TST.

    Os desembargadores, por unanimidade, deram provimento parcial ao recurso, pois atenderam a um dos pedidos da empresa e excluíram da condenação os reflexos das horas de intervalo intrajornada sobre aviso prévio, férias integrais, férias proporcionais mais um terço, 13º integral e proporcional, e FGTS mais 40%.

    Veja a decisão na íntegra acordao_1332-23_2012.rtf

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violacao-de-intervalo-intrajornada-e-condenada-pelo-trt-pe/112027919

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)