Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Capitalização de juros exige perícia contábil

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O desembargador Amaury Sobrinho, relator de um Agravo de Instrumento, definiu, mais uma vez, que é imprescindível a realização da perícia contábil, em demandas que aleguem uma suposta prática de anatocismo, que é a incidência de juros sobre juros em uma dada operação financeira.

    A perícia é necessária, segundo a jurisprudência do TJRN, a fim de que efetivamente possa se comprovar a prática de anatocismo, devido a complexidade do cálculo das variáveis que envolvem a computação dos juros.

    O julgamento é relacionado ao recurso de um cliente de banco que ajuizou uma Ação Revisional de Contrato, relatando que obteve da instituição financeira um empréstimo na forma de financiamento direto no valor de R$ 24.300, para pagamento em 60 parcelas fixas de R$ 653,59.

    O autor do recurso afirma que requereu o direito de realizar o depósito judicial das parcelas vencidas e vincendas calculadas, excluindo-se a capitalização dos juros (anatocismo).

    No entanto, a decisão do desembargador ressaltou que não se está sendo contrário ao entendimento sedimentado acerca da ilegalidade do anatocismo e inconstitucionalidade do artigo 5.º da Medida Provisória nº 2.170/01, sendo apenas, nessa fase processual, negado o provimento antecipado pleiteado, por não estar comprovada a cobrança ilegal dos juros capitalizados.

    (Agravo de Instrumento com Suspensividade Nº

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capitalizacao-de-juros-exige-pericia-contabil/100535230

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)