Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJGO determina emissão de diploma de conclusão de curso superior

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    A 3ª Turma Julgadora da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reformou decisão da 5ª Vara Cível da comarca de Goiânia e determinou que a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) deve emitir o diploma de conclusão de curso superior à Priscila da Matta Santos Vieira, que havia concluído o curso de enfermagem em 2008. O pedido feito por Priscila da Matta foi julgado improcedente pelo juiz de primeiro grau sob a argumentação de legalidade da recusa da instituição universitária, que alega que o certificado do ensino médio apresentado pela estudante era falsificado.

    Para o relator do processo, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, apesar do documento ter sido considerado falso, não se constata nos autos suposta má-fe da recorrente na sua obtenção, já que a mesma teria concluído o curso supletivo após realizar provas no Colégio Rui Barbosa. O certificado foi aceito sem ressalvas por ocasião da matrícula no curso superior após a apelante ser aprovada no vestibular. A sua falsidade foi descoberta apenas por ocasião da expedição do diploma de conclusão do curso superior. Priscila encontra-se, inclusive, no exercício da profissão em órgão público, após ser aprovada em concurso.

    O relator justifica a decisão com a afirmação de que Priscila foi aprovada em processo seletivo e não pode ser prejudicada por deficiência e omissão dos órgãos de fiscalização. Não existindo nos autos qualquer elemento que evidencie participação da requerente na falsificação do documento, não se pode presumir sua má-fé, devendo-se aplicar a teoria do fato consumado, declara o desembargador.

    A ementa recebeu a seguinte redação: Apelação cível. Ação de obrigação de fazer. Negativa de expedição de diploma de curso superior. Falsidade do certificado de conclusão do ensino médio. Ausência de prova da má-fé da recorrente. Teoria do fato consumado. 1 - A instituição de ensino superior deve ser compelida a expedir o diploma de conclusão de curso superior à requerente, ainda que o certificado de conclusão de ensino médio apresentado por ocasião da matrícula, após aprovação no vestibular, seja falso. 2 - Não existindo nos autos qualquer elemento que evidencie participação da requerente na falsificação do documento, não se pode presumir sua má-fé, devendo-se aplicar a teoria do fato consumado, mormente quando se demonstra que a graduação foi concluída com bom aproveitamento e a autora já se encontra exercendo cargo público, após aprovação em concurso. Apelo conhecido e provido. Sentença reformada. (Processo 2010924719950)

    Lorraine Vilela

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações360
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjgo-determina-emissao-de-diploma-de-conclusao-de-curso-superior/100076385

    Informações relacionadas

    Erick Arlitel, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A constatação da falsidade do certificado de conclusão do ensino médio do estudante não exime faculdades e universidades da obrigação de expedir o Diploma do curso superior.

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Notíciashá 12 anos

    Instituição de ensino superior com sede em Quixadá deve indenizar aluno em R$ 5 mil -

    Notíciashá 11 anos

    Sem ensino médio, jovem procura Defensoria e consegue re-matrícula em faculdade

    Sadi Nunes da Rosa, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Universidade não pode condicionar Diploma à comprovação do Ensino Médio após conclusão da graduação

    Justiça Federal do Estado de Goiás
    Notíciashá 12 anos

    Liminar garante ao aluno colar grau, ainda que com diploma do 2º grau invalidado.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)