Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação de procuradorias evita concessão indevida de pensão do INSS por ausência de comprovação de atividade rural

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu evitar, na Justiça, a concessão indevida de pensão por morte gerada pelo falecimento de uma suposta trabalhadora rural. O autor do pedido de pensão era esposo de uma mulher que, segundo confirmou o INSS, não fazia jus aos requisitos da Lei 8.213/91 para ser reconhecida como segurada especial.

    Segundo os procuradores, não havia provas de que a então esposa trabalhou na condição de agricultora. De acordo com o processo, nos últimos cinco anos, inclusive, os dois passaram a trabalhar e morar em Goiânia.

    A Procuradoria Federal no estado de Goiás e a Procuradoria Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), antes da morte, o casal nunca apresentou prova documental de que eram trabalhadores rurais.

    Pensão - Pela lei, esposo ou esposa de trabalhadores rurais podem pleitear a pensão por morte, sendo presumida, nestes casos, a dependência econômica. Mas para a concessão do benefício é necessário comprovar a condição de rurícola, com comprovação do tempo de atividade rural.

    O magistrado que analisou o caso explicou que, nesta situação, para comprovar a atividade rural, podem ser utilizadas provas documentais ou testemunhas. Mas em nenhum dos casos ficou comprovado o serviço no campo.

    Ref.: Ação Previdenciária nº 20120022690 - Comarca de Varjão/GO

    Lu Zoccoli

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-de-procuradorias-evita-concessao-indevida-de-pensao-do-inss-por-ausencia-de-comprovacao-de-atividade-rural/100072489

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)