Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proteção à Mulher: Justiça condena homem por ofender a integridade física da ex-companheira

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O Juízo da Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco julgou procedente o pedido formulado na denúncia do Processo nº 0800050-30.2016.8.01.0001, para condenar o acusado J.M.M.S. a três meses de detenção em regime inicial aberto, por ofender a integridade física de sua ex-companheira causando-lhe lesões corporais.

    A juíza de Direito Shirlei Hage, titular da unidade judiciária, proferiu a sentença que foi publicada na edição nº 5.710 do Diário da Justiça Eletrônico. A magistrada asseverou acerca do contexto da violência doméstica.

    “Assim, de tudo bem visto e analisado, vê-se que as provas carreadas nos autos são incontestáveis, claras e seguras, ensejando um veredicto sem qualquer resquício de dúvida, assim como as declarações da vítima e do acusado confirmaram a ocorrência do delito e estão em harmonia com o contexto probatório produzido nos autos”, assegurou.

    Entenda o caso

    Segundo os autos, mesmo separados na época dos fatos, o casal brigou no momento que a mulher foi buscar a filha na casa do acusado, localizada no bairro João Eduardo I, na Capital Acreana. Este confessou o delito, afirmando que agiu por motivo de ciúmes.

    De acordo com o Laudo de Exame de Lesão Corporal, foi atestado que a vítima possuía “escoriação em mucosa labial superior e inferior. Equimose em região mamária direita”.

    O representante do Ministério Público pugnou pela condenação do denunciado com a fixação de um valor mínimo para a reparação dos danos causados à vítima.

    Já a Defesa alegou que as lesões corporais foram de pequena monta, aduzindo ainda que réu e vítima mantinham um relacionamento amoroso, motivo pelo qual deveria ser relativizada a pena, pugnando ao final pela absolvição.

    Alternativamente, requereu a aplicação da pena no mínimo legal e que seja julgado improcedente o pedido de condenação do réu ao pagamento de um valor mínimo a título de indenização da vítima.

    Decisão

    Consoante à decisão, a violência doméstica no caso em tela está devidamente qualificada nos autos, atribuindo ao réu o crime de lesão corporal, tipificado no artigo 129, § 9.º, do Código Penal, realizado em ambiente doméstico e familiar.

    A juíza de Direito evidencia que a materialidade do crime está comprovada por meio do Inquérito Policial, Boletim de Ocorrência e Termo de Declarações, bem como do Laudo de Exame de Lesão Corporal.

    “A autoria do referido delito recai sobre a pessoa do acusado, conforme declarações contidas nos autos prestadas pela vítima, e, sobretudo, consoante declarações do próprio promovido, que confessa o crime”, registrou a magistrada.

    A titular da unidade judiciária frisou que o relacionamento amoroso entre as partes não é uma causa de excludente de ilicitude, nem tampouco de culpabilidade, por isso não há como a tese da defesa tenha qualquer prevalência diante das provas produzidas.

    Ao realizar a dosimetria, Hage considerou os antecedentes, pois se trata de réu primário e a confissão espontânea. A pena fixada foi de três meses de detenção, o patamar mínimo da reprimenda, razão pelo qual os atenuantes não foram considerados no cálculo.

    Da decisão ainda cabe recurso.

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações158
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/protecao-a-mulher-justica-condena-homem-por-ofender-a-integridade-fisica-da-ex-companheira/378353216

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)