Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma anula infração fundamentada apenas em portaria aplicada pela ANP à distribuidora de gás

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    Por unanimidade, a 5ª Turma do TRF da 1ª Região confirmou a anulação de multa aplicada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) a uma empresa distribuidora de gás por afronta ao princípio da legalidade. O Colegiado também determinou que a agência reguladora restitua o valor da multa aplicada, bem como reembolse a empresa do pagamento das custas processuais.

    Na apelação, a ANP requer a extinção do processo sem resolução do mérito, alegando que a apreciação do mérito da ação pelo Poder Judiciário implicaria em invasão do “mérito do ato administrativo”, o que violaria independência entre os poderes da República. Aduz a recorrente a ausência de interesse processual da parte autora, que efetuou o pagamento da multa e não apresentou recurso na esfera administrativa, o que representa “aceitação da condenação”.

    No mérito, a apelante sustenta que não houve violação ao principio da legalidade, uma vez que a punição aplicada à empresa distribuidora de gás, depois da abertura de processo administrativo conduzido pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), “fundamentou-se no Decreto 1.021/93, posteriormente substituído pela Lei 9.847/99”, ou seja, baseada em atos normativos.

    Consta dos autos que a apelante aplicou a penalidade de multa à autora, com base na Portaria 27/96 do Departamento Nacional de Combustíveis, por não ter orientado seus revendedores sobre as condições de segurança das instalações para armazenamento dos botijões de gás e do manuseio destes. O juiz sentenciante anulou o ato de infração, por entender que a simples previsão em portaria não atribui à ANP poder de aplicar multa por infração. Cita precedentes do TRF que dispõe que a “definição de infração e a aplicação de penalidade, mesmo administrativa, deve ter previsão em lei formal, sendo inválido o auto de infração que aplica multa com base em portaria ministerial”.

    Os argumentos apresentados pela autarquia foram rejeitados pela Corte. Em seu voto, o relator, desembargador federal Souza Prudente, destacou que da análise dos autos se constata que a infração praticada pela empresa autora da demanda constava da Portaria DNC 27/1996 e da Portaria MINFRA 843/1990, dispositivos estes complementares do Decreto 1.021/93.

    Sustentou o DNC que a infração praticada pela autora encontra-se prevista exclusivamente em decretos e portarias, atos infralegais, quando na verdade deveria constar de lei em sentido formal e material, “havendo manifesta violação ao princípio da legalidade”, ressaltou.

    Para corroborar seu entendimento, o relator citou precedentes do TRF no sentido de que “a instituição de infração e imposição de penalidade com fundamento em ato infralegal fere o princípio da legalidade, porquanto só a lei, em sentido formal e material, pode descrever infração e impor sanções”.

    Processo: nº 0005453-20.2005.4.01.3400/DF

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações195
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-anula-infracao-fundamentada-apenas-em-portaria-aplicada-pela-anp-a-distribuidora-de-gas/307944922

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRF3 - Ação Mandado de Segurança c/c com Pedido de Tutela de Urgência e Liminar - Mandado de Segurança (Cível) - de Auto Posto Chavantes contra Ministério Público Federal

    Petição - TRF03 - Ação Multas e demais Sanções - Mandado de Segurança Cível - de Royal FIC Distribuidora de Derivados de Petroleo contra Agencia Nacional do Petroleo, GAS Natural e Biocombustiveis e Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, GÁS Natural e Biocombustíveis - ANP

    Petição Inicial - TJSP - Ação Mandado de Segurança contra Autos de Infração e Imposição de Multas - Execução de Título Extrajudicial

    Petição Inicial - TRF01 - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Cível - de Rumos Distribuidora de Petroleo contra Agencia Nacional do Petroleo, GAS Natural e Biocombustiveis - ANP

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 14 anos

    Ato de gestão comercial praticado por administrador de empresa pública não é passível de mandado de segurança

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)