Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT/AL afasta responsabilidade solidária da UFAL em processo em que figurou como litisconsorte

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) negou, por maioria, provimento a recurso interposto por um trabalhador que solicitou a condenação subsidiária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em processo movido contra a empresa Visa Terceirização de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda., sua ex-empregadora e reclamada principal. O redator do processo, desembargador Laerte Neves de Souza, manteve a decisão do juiz da 10ª VT de Maceió, ao destacar que não foi comprovada a omissão da Administração Pública no dever de fiscalizar.

    O obreiro afirmou ter atuado na função de auxiliar de serviços gerais nas dependências da Ufal, no período de 14.7.2009 a 17.2.2010, quando foi dispensado sem justa causa. Na ação, pleiteou o reconhecimento da culpa in vigilando e requereu que a Ufal, litisconsorte na ação, fosse condenada ao pagamento das verbas rescisórias, pois, segundo ele, não houve a devida fiscalização do contrato de trabalho.

    Em sua defesa, a Universidade frisou ter contratado a empresa Visa Terceirização, mediante licitação, conforme as disposições da Lei 8.666/93. Assegurou, ainda, que fiscalizou o cumprimento do contrato, inclusive quanto ao pagamento das verbas trabalhistas dos empregados.

    Entre as várias medidas adotadas pela Ufal para garantir o cumprimento das obrigações contratuais, o magistrado observou que, em outubro de 2009, a instituição enviou ofício à Visa Terceirização, por meio do qual foram solicitadas providências no tocante ao inadimplemento dos salários.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-al-afasta-responsabilidade-solidaria-da-ufal-em-processo-em-que-figurou-como-litisconsorte/307254451

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)