Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Provas discursivas de vestibular não podem conter qualquer tipo de identificação do candidato

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 13 anos

    A 5.ª Turma decidiu compelir a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a utilizar, nas provas discursivas de seu vestibular, tecnologia de leitura de marca ótica, de modo que não seja possível nenhuma identificação a olho nu dos candidatos pelos corretores.

    O Ministério Público entrou com ação contra a UFMG sustentando que o procedimento utilizado pela Universidade - que faz constar o número de inscrição do candidato em cada folha do caderno de provas - permite que se faça a identificação dos candidatos, ofendendo a boa-fé necessária ao efetivo cumprimento dos princípios da impessoalidade e da isonomia ao acesso a instituições de ensino.

    A UFMG defendeu que a utilização do “número de inscrição” nas folhas referentes ao caderno de provas discursivas e do “número de controle” na publicação dos resultados seria suficiente para garantir a segurança e o sigilo do procedimento, porque os corretores das provas, embora visualizassem o referido número, não teriam como associá-lo ao respectivo candidato.

    A sentença de 1.º grau entendeu que a autonomia didático-administrativa assegurada pela Constituição à Universidade confere-lhe o direito de escolher o critério que julgar mais eficiente com o fim de preservar a incolumidade de seu processo seletivo, cabendo ao Judiciário, tão somente, a verificação da legalidade do ato.

    O relator convocado pelo TRF, juiz Gláucio Maciel, explicou que o critério de segurança atualmente utilizado pela Universidade vale-se da emissão de dois tipos de código numérico na inscrição do candidato: a “numeração de inscrição”, propriamente dita, e a “numeração de controle”. O relator, afirmou que a presença de um número identificador na prova discursiva, ainda que tal número seja diverso daquele divulgado no momento da publicação dos resultados, permite, com alguma facilidade, que o corretor possa, ao menos em tese, identificar o autor da prova submetida à sua correção e ofende, por isso, a boa-fé e o sigilo exigidos para a realização do vestibular.

    Apesar de a UFMG possuir autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial para a escolha dos critérios adotados na correção das provas dos vestibulares que organiza, o magistrado determinou que a Universidade adote, nas provas de questões discursivas dos processos seletivos, alguma tecnologia óptica - podendo escolher a que melhor lhe aprouver entre aquelas disponíveis - que não permita nenhuma identificação a olho nu dos candidatos pelos corretores.

    Ap - 200238000313415

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/provas-discursivas-de-vestibular-nao-podem-conter-qualquer-tipo-de-identificacao-do-candidato/2576967

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)