Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marido também tem direito de receber pensão por morte de esposa

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 13 anos

    Os desembargadores integrantes da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), foram unânimes em reconhecer voto proferido pela desembargadora Nelma Torres Padilha, que reformou sentença de primeiro grau e reconheceu o direito de José Antônio dos Santos de receber pensão por morte de sua esposa. Padilha entendeu que homem e mulher são iguais perante a Constituição Federal e por isso não considerou as alegações do Estado de que o homem precisaria comprovar invalidez para ter direito à pensão. A decisão foi tomada em sessão desta quinta-feira (16).

    Segundo a relatora do processo, desembargadora Padilha, há que se considerar a igualdade de gênero. “A Constituição Federal estabeleceu igualdade entre homens e mulheres, sem distinção de qualquer espécie, incluindo-se direitos à saúde e à previdência social. O art. 201, inciso V, da Carta Magna, da mesma forma, prevê a concessão de pensionamento para homens e mulheres, por falecimento do segurado, independente do sexo”, afirmou.

    José Antônio dos Santos havia recorrido de decisão de primeiro grau que se ateve apenas ao que reza a Constituição Estadual, quando diz que apenas os homens viúvos que comprovarem invalidez terão direito à pensão por morte da esposa. O Estado havia alegado que não se podia comprovar a união estável de José Antônio com sua falecida esposa, Maria Egláucia Santana dos Santos, pelo fato de ser casado apenas no religioso.

    Contudo, esse não foi o entendimento da relatora. “O apelante comprova a sua condição de companheiro da segurada, Maria Egláucia Santana dos Santos, conforme Certidão de Casamento Religioso e Sentença de Justificação de União de Fato. Demonstra, inclusive, que, quando ocorreu o falecimento daquela, ainda mantinham uma convivência marital, como se constata no Relatório de Investigação Social produzido pela Coordenação de Bem-Estar Social do Ipaseal”, informou.

    Padilha considerou que as alegações do Estado para a não concessão da pensão feriam o princípio da isonomia e o fato de que o casal convivia em união estável por 23 anos.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30654
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marido-tambem-tem-direito-de-receber-pensao-por-morte-de-esposa/2513085

    Informações relacionadas

    Julio Cesar Ferreira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Réplica em relação à Contestação que defende a regularidade na cessão de crédito.

    Direito à educação:

    Andre Miranda, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Pai pode doar maior parte da sua herança para um filho em detrimento do outro?

    Julio Martins, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Meu marido faleceu e deixou filhos de outro Casamento... e agora? Como fica a divisão da herança??

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Este é um direito que precisa ser divulgado e que os viúvos de 05/10/1988 a 1991, que ficaram sem direito na pensão por morte possa receber hoje, pois o direito ainda não prescreveu e o entendimento é pacífico por decisão do STF, homem possui direito a pensão por morte, não precisando ser inválido. Espero que eu ainda consiga ajudar alguém. Criei um site para melhor aclarar o assunto. www.pensao.weebly.com continuar lendo

    O que tinha que mudar é essas pensões por tempo indeterminado, a tia da minha esposa tem 30 anos o marido morreu num acidente e eles viviam brigando e ela dando ganho nele, e nuca trabalhou e hoje ela da graças a Deus que tinha voltado dois meses antes de separados, já tinha separdos umas quatro vezes. isso sim é injustija, uma menina nova que vai receber pro resto da vida sem nunca ter trabalhado. continuar lendo