Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Absolvido deputado acusado de lesão corporal em caso de violência doméstica

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu, na sessão de hoje (29), o deputado federal Arthur César Pereira de Lira (PP-AL) da acusação de lesão corporal leve praticada no âmbito de violência doméstica (artigo 129, parágrafo 9º, do Código Penal) por absoluta ausência de provas penais. A decisão unânime seguiu o voto do relator da Ação Penal (AP) 869, ministro Teori Zavascki, que acolheu manifestação do Ministério Público Federal (MPF) apresentada em alegações finais.

    Segundo o MPF, no decorrer do processo, Juliene Cristine Santos Lins, ex-companheira de Lira, alegou que não houve agressão e que ela teria feito a denúncia à polícia por vingança.

    O MPF também requereu que fossem extraídas cópias do processo para encaminhamento ao Ministério Público de Alagoas para que Juliene Lins responda pelo crime de denunciação caluniosa. Contudo, esse pedido foi rejeitado pelo ministro Teori. Segundo ele, não cabe ao Judiciário fazer esta intermediação, sendo que o Ministério Público de Alagoas poderá fazê-lo diretamente às autoridades locais. Revisor da ação penal, o ministro Celso de Mello votou no mesmo sentido do relator.

    Quanto a suposto crime de ameaça (artigo 147 do Código Penal), a Segunda Turma declarou a prescrição da pretensão punitiva.

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações482
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/absolvido-deputado-acusado-de-lesao-corporal-em-caso-de-violencia-domestica/237341730

    Informações relacionadas

    Alegações Finais - TJAL - Ação Ameaça - Ação Penal - Procedimento Ordinário - de Ministério Público do Estado de Alagoas

    Rafael Salomão, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Alegações Finais. Lesão Corporal

    Lorena Póvoas, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Vigiar e Punir - Resenha Crítica

    Alegações Finais - TJSP - Ação Leve - Ação Penal - Procedimento Sumário - de Justiça Pública

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Quinquênio e o Direito de receber o Adicional por Tempo de Serviço na Integralidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)