Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada suspensão de prazos processuais no final do ano

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS aprovaram nesta segunda-feira (17/8) a suspensão de todos os prazos, audiências e julgamentos entre 20/12/2015 a 20/01/2016. Também está vedada a publicação de notas de expediente no período.

    Durante o julgamento, na sessão administrativa do Órgão Especial nesta tarde, o Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, fez sustentação oral do pedido.

    Segundo o relator, Desembargador Francisco José Moesch, a Emenda Constitucional nº 45/2004, que acrescentou o inciso XII ao art. 93 da Constituição Federal, vedou férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau.

    O Desembargador afirmou também que a atividade jurisdicional ininterrupta, ainda que de grande importância para a agilização dos trâmites processuais, atingiu sobremaneira a atividade da Advocacia, que também passou a ser ininterrupta, exigindo acompanhamento constante dos processos por parte dos advogados.

    Na decisão o relator informa ainda que a Resolução nº 02/2014, do Órgão Especial do TJRS, institucionalizou a suspensão do expediente forense no TJRS entre os dias 20 de dezembro e 06 de janeiro. Também o artigo 220, do Código de Processo Civil, que deve entrar em vigor em março deste ano, prevê a suspensão dos prazos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

    A suspensão de todos os prazos, audiências e quaisquer outras intercorrências processuais nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro não trará prejuízos para a atividade jurisdicional. Somente ficarão suspensos os prazos e não serão realizadas audiências e julgamentos. Por outro lado, os Advogados, como qualquer trabalhador, poderão planejar seu período de férias e aproveitá-lo de forma tranquila, sabendo que seus clientes não serão prejudicados, afirmou o relator.

    • Publicações48958
    • Seguidores667
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações269
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-suspensao-de-prazos-processuais-no-final-do-ano/220376898

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)