Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Correção monetária deve valer a partir da sentença

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 14 anos

    Seguindo um entendimento já estabelecido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte confirmou, mais uma vez, que a data inicial para se aplicar a correção monetária, em casos de condenação por lesão imaterial, passa a ser contada a partir do momento da sentença, que estabelece o montante indenizatório.

    De acordo com os autos, se verifica que o autor da ação (apelado) ingressou inicialmente com ação de indenização por danos morais e materiais em 18 de fevereiro de 2002, tendo sido julgada parcialmente procedente a demanda em 22 de dezembro de 2004, resultando na condenação do Estado.

    O processo inicial foi movido porque o autor alega ter sofrido sérios prejuízos, durante uma Ação de Despejo, quando precisou desocupar um imóvel em cinco dias, quando deveria ser de 30 dias. Um entendimento do STJ, estabelecido através do Enunciado nº 362.

    Desta forma, a decisão no TJRN definiu que, sobre a parcela do quantum reparatório arbitrado, a título de danos morais (R$ 15 mil), seja aplicado o fator de correção do momento da decisão de primeiro grau (dezembro de 2004), de acordo com a tabela de reposição da Justiça Federal.

    APELAÇÃO CÍVEL Nº

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/correcao-monetaria-deve-valer-a-partir-da-sentenca/2068420

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)