Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Representantes patronais criticam vale-transporte para quem vai trabalhar de bicicleta

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

Representantes de confederações patronais criticaram nesta quinta-feira (2) a criação de um vale-transporte para quem vai ao trabalho de bicicleta. Eles participaram de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei 4400/12, que concede o benefício, igual à metade do pago aos funcionários que usam transporte coletivo.

O gerente de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Damião de Moraes, disse que a falta de ciclovias nas cidades pode potencializar o número de acidentes com ciclistas, que seriam considerados acidentes de trabalho pela Justiça. “Falta de infraestrutura e aumento de bicicletas nas ruas gera risco, risco de acidentes, de mortes. E hoje as empresas acabariam arcando com esse risco”, afirmou.

O especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Reinaldo Damacena, também afirmou que a probabilidade de acidente ou sequela permanente é maior com bicicletas e poderia ter impacto nos custos empresariais com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para o diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, a Lei 7.418/85, que instituiu o vale-transporte, buscou privilegiar o transporte público e a proposta vai contra essa ideia. “Hoje, praticamente, 40% dos deslocamentos em transporte público no País é feito por usuários de vale transporte. O principal atributo é a vinculação ao uso do transporte coletivo.”

Benefícios do uso da bicicleta
Segundo o autor da proposta, deputado Mandetta (DEM-MS), os custos apresentados pelas confederações patronais ignoram os benefícios que o uso da bicicleta gerará para a saúde do trabalhador e, em consequência, para diminuir custos adicionais para as empresas. “O custo relacionado aos ganhos que é diminuir a falta no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir a obesidade, aumentar o número de ciclovias integradas, esse tipo de custo eles não levantaram”, afirmou.

Mandetta acredita que ainda possa convencer o relator na comissão, deputado Laercio Oliveira (SD-SE), a rever o parecer contrário ao texto apresentado em novembro de 2014. “Acho que ele pode trabalhar o texto de uma forma mais harmoniosa. Quando a sociedade se apropriar desse debate, quando perceber o tamanho da oportunidade, o projeto vai andar.”

Para o deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), a proposta poderia incentivar o uso de transporte clandestino, com a dificuldade de fiscalizar se o funcionário estaria realmente usando a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. “A bicicleta não é algo que se possa esconder. Você chega no trabalho com a bicicleta e precisa estacioná-la”, afirmou Mandetta.

Projeto
O projeto revoga a Lei 7.418/85, que instituiu o vale-transporte. O texto mantém os atuais vales, previstos na lei, e institui o pagamento em dinheiro pelo uso de bicicleta.

A proposta mantém os outros dispositivos previstos na Lei 7.418/85, como o que estabelece que o vale-transporte não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos; não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); e não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Íntegra da proposta:
  • PL-4400/2012

  • Publicações48958
  • Seguidores668
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/representantes-patronais-criticam-vale-transporte-para-quem-vai-trabalhar-de-bicicleta/204396997

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)