Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cobrança de direitos autorais terá maior transparência, diz ministro da Cultura

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O decreto que regulamenta a Lei de Direitos Autorais, publicado no Diário Oficial da União, dará aos detentores de tais direitos maior transparência, conforme avaliação do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

    As criações artísticas, como músicas, filmes e livros são registradas em associações privadas, que administram a cobrança dos direitos autorais e repassam o dinheiro para os autores.

    Segundo Ferreira, faltava transparência nesta gestão. “Havia um sistema arrecadatório potente que trabalhava com os direitos dos criadores e que arrecadava volumes muito grandes, sem nenhum mecanismo de transparência”,disse o ministro.

    Com o decreto publicado hoje (23), as entidades gestoras terão que prestar contas aos detentores dos diretos quando forem demandados. “Detectamos a necessidade de recuperar a transparência e a necessidade de os autores confiarem no sistema”, acrescentou Ferreira.

    O decreto não atinge obras usadas na internet. Esse assunto deve ser discutido pelo ministério este ano.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-direitos-autorais-tera-maior-transparencia-diz-ministro-da-cultura/202137092

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)