Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mulher receberá pensão do ex-marido após 30 anos de convivência conturbada

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos

A 1ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve sentença que decretou a separação de um casal e condenou o ex a pagar pensão alimentícia à autora de 30% dos rendimentos recebidos a título de aposentadoria. Os bens foram divididos entre os dois e as despesas do processo ficaram para ele. O homem pediu a redução do valor ao afirmar que recebe cerca de R$ 700 por mês, verba que utiliza no custeio de sua debilitada saúde e no sustento próprio e de sua mãe, com quem compartilha residência.

Admitiu, contudo, realizar serviços extras para complementar sua renda. Contestou também a necessidade da ex-mulher perceber tal pensão, já que levaria confortável vida ao lado dos filhos, com tempo inclusive para explorar atividades complementares como venda de cosméticos, costura, crochê, tricô, doces e salgados. De acordo com o processo, a mulher não conseguiu suportar mais a continuidade da convivência em virtude dos relacionamentos extraconjugais mantidos pelo requerido, bem como, em razão das agressões verbais e físicas suportadas desde 1973, ano do casamento.

"Não se pode descartar a necessidade alimentar da autora, que possui atualmente 63 anos de idade, sendo evidente a dificuldade de reinserção no mercado de trabalho. Afora isso, as afirmações do próprio recorrente – acerca dos" bicos "que a ex faz para ajudar no orçamento – são provas da luta para vencer as despesas da sobrevivência", interpretou a desembargadora Denise Volpato, relatora da matéria. Nada mais justo, acrescentou, que o requerido pague em favor da autora uma parcela do que recebe como aposentadoria, visto que esta, durante a convivência, contribuiu, mesmo que de forma indireta, para que o autor conquistasse o benefício. A votação foi unânime.


  • Publicações48958
  • Seguidores668
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-recebera-pensao-do-ex-marido-apos-30-anos-de-convivencia-conturbada/187397845

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Matéria muito interessante!
Grata por divulgar! continuar lendo