Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Folha de São Paulo: OAB quer inquérito sobre racismo na internet

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Confira reportagem da Folha de São Paulo, sobe a atuação da OAB Nacional contra atos de preconceito em redes sociais.

    O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinícius Furtado Côelho, enviou à Polícia Federal um pedido de abertura de inquérito contra os responsáveis por dois perfis de redes sociais que ofenderam nordestinos.

    A ordem usou a Lei de Racismo no ponto em que considera crime a discriminação por procedência nacional.

    As ofensas foram postadas após a vitória eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT), quando uma série de tuítes e postagens do Facebook sugeriram a divisão do Brasil e a construção de um muro para separar o Nordeste e o Norte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

    Após apuradas as urnas, Dilma teve ampla vitória nessas duas regiões, enquanto Aécio Neves (PSDB) venceu na maior parte dos Estados das demais, excluindo Minas Gerais e Rio de Janeiro.

    OFENSAS

    O presidente da OAB cita principalmente o perfil de "Regina Zouki Pimenta" no Facebook. Numa postagem o perfil diz desejar que o vírus Ebola chegue ao Brasil pelo Nordeste e "mate a todos".

    "Bando de filhos da p... que destruíram nosso país e a economia por migalhas! Desejo que sejam tomados pela desnutrição, que seus bebês nasçam acéfalos, que suas crianças tenham doenças que os médicos cubanos não consigam tratar, que o Ebola chegue ao Brasil pelo Nordeste e que mate a todos!", afirma a postagem.

    Após a publicação, o perfil foi tirado do ar.

    "Não podemos ser tolerantes com a intolerância. Somo um só Brasil. Essa representação possui caráter pedagógico, para impedir que outras manifestações de racismo regional sejam feitas", afirmou Côelho.

    Além desse caso, a OAB também chama a atenção para postagens preconceituosas no Twitter, algumas em períodos anteriores ao dia da eleição. O crime de racismo tem uma pena prevista de um a três anos, mais multa.

    A Folha não conseguiu contato com o dono do perfil Regina Zouki Pimenta.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/folha-de-sao-paulo-oab-quer-inquerito-sobre-racismo-na-internet/148932623

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)